Com a assinatura A casa é sua, a nova campanha institucional da Casas Bahia quer colocar a varejista ainda mais próxima de seu consumidor. “A nossa ideia com essa mudança de conceito é ressaltar alguns aspectos que são intrínsecos à marca, como a proximidade com nossos clientes, o relacionamento com eles, o entendimento que a gente tem das particularidades de cada um. A marca Casas Bahia tem um lado muito caloroso, muito próximo do seu cliente, que é um ativo supervalioso”, explica Othon Vela, diretor de marketing da Via Varejo, empresa que administra Casas Bahia e Pontofrio.

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O tom da publicidade é um pouco diferente, mais leve e alegre, e busca fugir do que vem sendo feito na comunicação do varejo. “A gente quer sair da mesmice porque hoje existe uma pasteurização do varejo. Se você pegar os outros, está tudo como a gente sempre fez. Como a gente sempre foi líder, as pessoas acabam mesmo copiando. Nosso garoto-propaganda é o cliente”, conta Ricardo Papp, diretor de criação da Y&R, agência que assina a comunicação da marca.

O filme, que tem previsão de estreia no intervalo do Domingão do Faustão, do próximo dia 13, mostra uma variedade de famílias, composta por diferentes tipos. A peça traz a casa dos brasileiros em algumas das muitas maneiras que ela pode ser e foi inspirada na música A casa é sua, de Arnaldo Antunes. “A gente está valorizando esse ambiente, que é a fortaleza de cada pessoa. Independentemente da sua formação familiar, da configuração, do tamanho da sua casa, da sua classe econômica, a sua casa é onde você tem de se sentir bem”, diz Papp.

A peça traz representações de bons momentos para que todo mundo se reconheça: um churrasco, um senhor de meia-idade brincando com três meninas, um casal jovem firmando compromisso, duas jovens pintando uma parede em parceria… Questionado se a dupla pode despertar a crítica por sugerir que forma um casal homoafetivo, Vela é direto: “E por que não pode ser?”.

O novo jeito de comunicar teve início no Dia das Mães, com Dona Hermínia, personagem de Paulo Gustavo. “No Dia das Mães, foi a primeira vez que a gente mudou um pouco a forma de fazer campanha. Trouxe uma mãe com quem todo mundo se identifica um pouco. A criação da Y&R em cima disso foi primorosa e pudemos aliar tudo o que tinha de melhor naquele personagem aos valores da Casas Bahia”, afirma Vela.

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O novo filme institucional, com 60 segundos, terá desdobramentos, em versões de 30 segundos, apresentando ofertas. A campanha ainda conta com spots de rádio, material de PDV e peças para digital, incluindo Spotify.

Na primeira fase, os colaboradores da marca; em seguida, os consumidores serão convidados a gravar os próprios vídeos cantando a trilha sonora da campanha e compartilhá-los nas redes sociais com a #acasaésua. “Hoje em dia é muito importante essa participação do público e a gente estava bem consciente disso. O movimento começa dentro da Via Varejo, com o engajamento dos nossos colaboradores, e vai saindo para que o público também possa interagir”, afirma.