Divulgação

Um estudo da consultoria WGSN divulgado no início deste ano dizia: marcas corajosas serão tendência para 2019. Os cases de grande repercussão do período mostram que a previsão, aparentemente, estava correta.

O estudo dizia que as marcas se tornariam mais políticas ou reativas a problemas. Isso realmente aconteceu. Entretanto, tal posicionamento também traz dores de cabeça para as empresas. Todas as campanhas corajosas que você verá abaixo foram criticadas por internautas que não concordavam com o posicionamento proposto.

Gillette
A marca resolveu “separar homens de meninos”. A empresa decidiu rever, 30 anos depois, o slogan “O melhor que um homem pode ter”. O filme da iniciativa, criado pela Grey de Nova York, viralizou. Mas nem todo mundo gostou.

“Eu vou parar de comprar Gillette a partir de agora”, disse um dos comentários mais curtidos do vídeo.
https://www.youtube.com/embed/koPmuEyP3a0

Mas a Gillette não recuou e segue com sua campanha. Recentemente, a empresa de lâminas de barbear divulgou um vídeo em que um homem trans faz a barba pela primeira vez.

Nike
Mesmo depois de ter enfrentado boicotes e críticas em 2018 com sua campanha “Dream Crazy”, a Nike retomou o conceito, mas agora destacou as mulheres.

No filme “Dream Crazier”, criado pela Wieden+Kennedy Portland, a marca enaltece o sexo feminino e fala sobre os desafios das atletas do passado, presente e futuro.

“Se mostramos emoções somos chamadas de dramáticas. Se queremos jogar contra homens, somos malucas. Se sonhamos com oportunidades iguais, estamos delirando. Quando nos posicionamos por algo, somos desequilibradas. Quando somos muito boas, tem algo errado com a gente”, diz o texto.

Ao final do vídeo, o recado é deixar que chamem do que quiserem e responder mostrando o que a loucura pode fazer.

Apesar de ter viralizado, a marca foi questionada pela corredora olímpica Alysia Montano, num vídeo produzido pelo The New York Times. Nele, a atleta afirma que a companhia decidiu parar com o patrocínio durante sua gravidez.

“Reconhecemos que havia uma inconsistência em nossa abordagem em torno de diferentes esportes e, em 2018, padronizamos nossa abordagem em todos os esportes, de modo que nenhuma atleta feminina seja penalizada financeiramente pela gravidez”, afirmou a Nike, em comunicado.

Cerveja Rio Carioca
Com a chegada do 31 de março, data que marca o aniversário do movimento civil-militar que, segundo o próprio site do senado, “interrompeu a democracia e mergulhou o país em duas décadas de ditadura”, uma polêmica cresceu nas redes sociais.

Com o objetivo de entrar na discussão e participar da conversa, a marca de cerveja Rio Carioca resolveu criar um post de oportunidade. A peça, assinada pela agência Onzevinteum, traz o seguinte texto: “Se for para comemorar o golpe de 64, por favor, não compre Rio Carioca”.

A peça também foi veiculada em mídia impressa nas páginas do jornal O Dia.

Veja:

Burger King

O Burger King já deu o que falar em 2019. Além da campanha com um trisal que gerou diversos protestos, a marca resolveu fazer um novo comercial e utilizou seu Facebook para divulgar a procura do elenco. A marca de fast-food tem alguns pedidos em relação ao casting: “ter participado de um comercial de banco que tenha sido vetado e censurado nas últimas semanas. Pode ser homem, mulher, negro, branco, gay, hétero, trans, jovem, idoso. Curtir fazer selfie é opcional”.

O texto foi uma clara alusão à campanha do Banco do Brasil criada pela WMcCann e vetada pelo presidente Jair Bolsonaro (relembre aqui).

 

Trident
Na semana em que um vídeo protagonizado por Damares Alves, ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, viralizou, a Trident resolveu pegar carona na repercussão e se manifestou.

Na filmagem, Damares aparecia dizendo que era uma “nova era no Brasil” e que “menino veste azul e menina veste rosa”.

A marca Trident criou um post de oportunidade para aproveitar o buzz do momento.

“Você escolhe e Trident apoia a sua liberdade. #CorNãoTemGênero”, diz a descrição da peça criada pela F/Nazca Saatchi & Saatchi que mostrava duas embalagens distintas do produto: uma rosa, para meninos, e uma azul, para meninas. Veja:

Natura
A Natura apresentou uma coleção para celebrar “todas as formas de amor”. O material, criado pela Tribal Worldwide, dividiu opiniões, com mensagens de apoio e de ataque à marca. O vídeo de divulgação traz um beijo entre mulheres, o que foi suficiente para incomodar algumas pessoas.

L’Oreal

A McCann Düsseldorf criou três anúncios impressos para a L’Oréal Paris que deram o que falar nas redes sociais. A história por trás deles é interessante. A McCann da Alemanha e a L’Oreal conduziram uma pesquisa que mostrou: 91,4% dos conselhos de administração e executivos da Alemanha são formados por homens. Então, marca e agência começaram a desenterrar todos os dados que encontravam sobre mulheres em cargos de liderança. O que o achado foi surpresa (para alguns): mulheres líderes não são iguais aos homens. São melhores.

Para dramatizar esses fatos, a McCann criou anúncios impressos que corrigem a percepção de que mulheres líderes são menos competentes que os homens. As peças são direcionadas para os homens. Foram usados produtos reais da L’Oreal para construir os infográficos.

Veja:

eQlibri
A eQlibri deu continuidade à campanha “Me gosto com gosto”, criada pela BETC/Havas, trazendo em seus rótulos um novo tipo de tabela nutricional.

Na ação “Tabela pela mudança”, a marca de snacks saudáveis imprimiu em seu rótulo informações sobre as diferenças salariais em segmentos diversos. Entre professores de ensino superior, por exemplo, a diferença é de 17,4%. Já entre médicos especialistas, o número sobe para 28,2%.

Além da iniciativa, a marca trouxe em suas embalagens sugestões de mulheres inspiradoras para seguir nas redes sociais. O vídeo de divulgação, obviamente, incomodou: “O alimento fica em segundo plano, parece mais importante vender a ideologia feminista. Que coisa chata isso”, disse um dos comentários no Youtube.
https://www.youtube.com/embed/dRg7h03W0ZY

Uber
O Uber lançou recentemente uma nova campanha que mostra a repercussão do anúncio de casamento de Romeo e Julio. O mundo muda e a união dos dois, como pode ser visto no filme abaixo, gera controvérsias entre as famílias.

O vídeo, de pouco mais de três minutos, quer mostrar que as mudanças, muitas vezes, vêm para o bem. Ao contrário do que se possa imaginar, as desavenças entre os pais dos filmes não se dão porque os filhos são gays, mas sim porque são de torcidas rivais.

Um é torcedor de Betis e outro é fã do Sevilla. Os times são protagonistas do famoso Derby de Sevilla.

Veja:
https://www.youtube.com/embed/ASev1jiWV2Q

Budweiser
A Budweiser lançou um filme intitulado “Impact”, dirigido pelo cineasta Spike Lee. O vídeo homenageia Jackie Robinson, primeiro atleta negro a jogar na Major League Baseball.

A campanha foi conduzida pela Isobar Brasil com ideia criativa do CCO Rui Branquinho e implementação de mídia feitas pela Vizeum.

O título do filme é “Impacto”, que é inspirado pela citação de Robinson de que “uma vida não é importante, exceto no impacto que tem sobre outras vidas”. Obviamente, os dislikes também chegaram para o vídeo no Youtube.

Confira:
https://www.youtube.com/embed/KBvNSznpg0s