Mais uma vez a irreverência e o bom humor são usados para alertar homens sobre câncer de pênis, um mal responsável pela amputação parcial ou total do órgão sexual masculino de cerca de 1.600 brasileiros por ano no Brasil.

Essa é a estratégia do projeto “Lave o Dito-Cujo”, que visa conscientizar a população para a doença. A iniciativa começou em 1º de janeiro de 2020 com o perfil @laveoditocujo no Instagram. Todos os 366 dias do ano foi postada uma ilustração com apelidos inusitados e nomes populares do pênis, produzidas por artistas e seguidores. Agora, a nova fase tem a parceria da agência Talent Marcel e um videoclipe estrelado pela equipe do Casseta&Planeta.

No filme, Claudio Manoel, Helio de La Peña, Hubert e Marcelo Madureira contracenam com recursos de animação para ilustrar situações que remetem à higienização do pênis. Com o refrão “lave o dito-cujo” repetido diversas vezes, a letra da música traz frases como “imagine perder a banana porque não lavou direito? Decapitar o palhaço, por falta de higiene?”, em uma associação direta aos “apelidos” que as ilustrações retrataram no Instagram.

A ação teve colaboração da Flocks, plataforma digital de canais/redes de conteúdo como Buenas Idéias, Flow Podcast, e criadora do Meme Awards e Hub de memes. Marcelo Madureira, fundador da Flocks, comenta a estratégia. “Topei na hora. Esse é um tema delicado e raramente ouvimos algo a respeito. Acredito que protagonizar essa campanha ao lado do Claudio, do Helio e do Hubert, tendo a oportunidade de alcançar as pessoas com uma mensagem tão relevante, traz uma grande satisfação pessoal”, diz.

Guilherme Serato, criativo da Talent Marcel e um dos idealizadores do projeto, fala do trabalho. “Quando você vê um dado de mais de mil amputações por ano, você sente a necessidade de fazer algo para mudar isso, ainda mais quando essa doença pode ser erradicada. Como estamos falando sobre um problema muito sério, onde os homens têm muita dificuldade de falar sobre assuntos relacionados à saúde, principalmente íntima, e que sempre foi tabu, quisemos usar do lúdico para conscientizar sobre o assunto”, comenta.

Marlene Oliveira, criadora da campanha Novembro Azul e presidente do Instituto Lado a Lado pela Vida (LAL), reforça que a limpeza correta da genitália diminui as chances de desenvolvimento da doença. “A falta de informação, a dificuldade em ter atendimento médico e muitas vezes a vergonha fazem com que os homens cheguem ao sistema com a doença em um estado avançado”, pontua.

O projeto também tem uma ilustração do artista Lambuja.

FICHA TÉCNICA
Agência: Talent Marcel
Cliente: Instituto Lado a Lado Pela Vida
Campanha: Lave o Dito-Cujo
CCO: João Livi
ECD: Otavio Schiavon
Diretor de Criação: Renato Jardim, Rodrigo Lugato, Diego Ferrite
BI e Social Media: Gustavo Macedo
Conteúdo: Gustavo Mayrink
Diretor de Arte Sênior: Guilherme Serato
Diretor de Arte: André Ignatiuk e Saulo Vinheiro
Redator: Leonardo Telles
Produtora: Lombada Filmes e Sugarcane Filmes
Diretores: Leonardo Aiello e Gustavo Auricchio
Elenco: Marcelo Madureira, Hélio de La Peña, Cláudio Manoel e Hubert Aranha
DOP: Julio Deckes
1º AC: Lucas Guilhen
2º AC: Igor Lopes
Diretor de Produção: Erico Sanches
Produtor: Daniel Curalov
Diretor de Arte: Thiago Cusack
Produtora de Objetos: Paty Di Giorgio
Figurino: Lari Benevenuto
Make: Suellen Cadilhe 
Assistente de make: Catiana Lima
Coord. de Pós: Felipe Bartorilla
Montagem e Edição: Rafael Teixeira e Leonardo Aiello
Motion Graphics: Gabriel Fontenele, Henrique Trendo e Marcos Colnago
Animação Frame by Frame: Alex Maia
Ilustração: Estúdio Caxa, André Ignatiuk e Guilherme Serato
Color: Junior Xis
Produtora de som: Canja Audio Culture
Produtora de conteúdo: Flocks
Ilustração Pôster Casseta & Planeta: Lambuja
Ilustração Pôster Calendário: André Ignatiuk
Retoque de imagem: Hadolpho Correa