“Conseguimos fazer o que todo publicitário sonha. Transformar uma campanha em um evento de cultura pop”, comenta Rafael Urenha, CCO da agência DPZ&T, ao ser informado que o filme Caverna do Dragão, desenvolvido para o lançamento do Renault Kwid Outsider, foi eleito por mais de 100 profissionais da indústria de comunicação como a campanha de 2019.

Com uma ideia ousada e apostando na memória afetiva dos brasileiros, a agência criou um episódio final, em live action, para Hank, Sheila, Diana, Bobby, Eric e Presto, personagens da série animada que marcou as décadas de 1980 e 1990. Na saga, os jovens procuravam um modo de sair do reino da fantasia e retornarem para suas casa.

“O desenho fez muito sucesso no Brasil, mas o engraçado é que nos Estados Unidos a série não conseguiu a mesma audiência e, por isso, teve a sua produção interrompida antes de sua conclusão. Isso rendeu uma aura cult para o desenho, pois as pessoas ficavam imaginando como seria o final da história. Com isso, chegamos à ideia de que o Renault Kwid Outsider seria o responsável por terminar a saga da Caverna do Dragão”, diz Urenha.

Filmada nas cidades de Buenos Aires e Salta, na Argentina, a produção, digna de Hollywood, durou quatro dias e foi realizada pela Saigon com direção de Felipe Vellasco, o Vellas.

“Queríamos criar um visual deste mundo mágico que ninguém conhecia. Então, levamos os carros para lá e tivemos muito cuidado com a seleção do casting, pois queríamos que os personagens fossem muito reais ao desenho. Não foi uma aposta fácil de fazer. Essa foi a primeira vez que a história, que pertence à Hasbro, foi utilizada em uma publicidade no mundo”, ressalta.

Entretenimento
Para a estreia de Caverna do Dragão, a DPZ&T apostou em uma estratégia de comunicação diferenciada, incluindo buzz nas redes sociais, teasers, parceria com portais e influenciadores, e um grande evento no cinema com os fãs da saga.

“Fomos vazando aos poucos alguns conteúdos para que as pessoas começassem a ter um maior interesse sobre a história. Isso nos trouxe mídia espontânea nos principais veículos do país antes mesmo de o filme ir ao ar. Este é um belo exemplo de como a publicidade e o entretenimento podem andar juntos. O melhor é observar que o sucesso da campanha também se refletiu em vendas para o cliente. Ela trouxe impacto no negócio e nas métricas da marca”, ressalta Urenha.

Ainda segundo o executivo, a boa performance da campanha com o público e nos festivais ao redor do mundo – o filme vem conquistando prêmios nacionais e internacionais – faz com que a agência pense em dar continuidade à história. “Não há nada definido, assinado ou plano concreto. Mas ficamos bastante empolgados, pois percebemos que a Caverna do Dragão está no coração das pessoas. Com isso, não descartamos a possibilidade de continuar essa história em alguma outra plataforma”, diz.

Três campanhas no Top 5
Além do filme que conquistou o primeiro lugar na preferência do público, a DPZ&T conseguiu emplacar mais duas campanhas entre as cinco melhores colocadas: Méqui, para o McDonald’s, e Leia para uma criança 2019, para o Itaú. “O ano de 2019 foi espetacular para a DPZ&T. Ganhamos vários prêmios e conquistamos grandes clientes. Tenho muito orgulho de termos criado campanhas que ficam na cabeça das pessoas. Ter três filmes para clientes diferentes entre os cinco mais lembrados deste ano, mostra que não é apenas um trabalho de boutique ou voltado para premiação. É consistência. Estamos muito felizes com este resultado”, finaliza Urenha.

Confira as cinco campanhas mais lembradas no Especial Melhores PROPMARK:
1º Caverna do Dragão, Dpz&T para Renault
2º Méqui, da DPZ&T para McDonald’s
3º Anúncio Grelhado, da David para Burger King
4º Leia para uma criança 2019, da DPZ&T para Itaú
5º A boneca que nunca pedi, da W+K para Nike