Das cinco empresas mais votadas para a categoria Plataforma Digital, o primeiro e o terceiro lugar são ocupados por duas empresas de um mesmo dono, Instagram e Facebook.

Grande vencedor escolhido pelo mercado brasileiro, o Instagram passou por diversas mudanças ao longo de 2019, potencializando a sua relação com anunciantes, mas sem deixar de lado o foco nos usuários e as principais características que os conquistaram.

Instagram passou por diversas mudanças ao longo de 2019, potencializando a sua relação com anunciantes

Segundo Adriana Grineberg, diretora de operações do Instagram para América Latina, altamente visual, a plataforma virou um meio por onde as marcas transmitem suas mensagens e histórias de maneira simples e direta.
Essa proximidade e leveza criam uma maior identificação e conexão com as comunidades que se constroem diariamente em torno de temas que interessam ou habitam seu universo.

A executiva avalia que o reconhecimento demonstra que o Instagram se consolidou como uma plataforma forte e positiva, onde as pessoas se expressam e se conectam com temas que interessam a elas. “Representa uma ótima oportunidade para marcas de todos os tamanhos, que têm a chance de alavancar seus negócios ao se tornarem produtoras de conteúdo, o que acaba possibilitando uma comunicação cada vez mais autêntica com o seu público-alvo”, explica.

Além dessas características e mesmo para potencializá-las, o Instagram tem desempenhado nos últimos anos um papel importante na descoberta de marcas.

Somente o ano de 2019 apresentou uma série de iniciativas para anunciantes, com o objetivo de aumentar alcance e engajamento. “Com o avanço das ferramentas para negócios do Instagram e da plataforma de anúncios, ela virou um espaço onde compra e venda são realizadas todos os dias.”

Adriana Grineberg, diretora de operações do Instagram para América Latina: “Acreditamos que as empresas continuarão a olhar para o Instagram como a plataforma que pode impulsionar os seus negócios”

Uma delas é que o Instagram passou a permitir a qualquer marca desenvolver o próprio filtro de realidade aumentada, o que dá a elas a oportunidade de criar formas autênticas e personalizadas de interação com os consumidores. Já os Stories ganham inclusão de elementos interativos nos anúncios para o desenvolvimento de campanhas, como Sticker de enquete.

Também foram lançados os anúncios no Feed do Explorar, que permite que as marcas anunciem em um local onde os usuários estão abertos à descoberta e conexão com pessoas, empresas e criadores na plataforma.

“Mais de 50% das contas no Instagram usam o Explorar todos os meses e os anúncios são uma forma de aproximar ainda mais os usuários de novas marcas”, comenta Adriana. Outra ação para melhorar a experiência de compra, a empresa incorporou nos anúncios a possibilidade de marcas impulsionarem no Feed as publicações já existentes com tags de produtos oferecidos.

Adriana ressalta que as marcas são muito importantes para o Instagram. “Acreditamos que as empresas, sejam elas grandes ou pequenas, continuarão a olhar para o Instagram como a plataforma que pode impulsionar os seus negócios”, diz. De acordo com a executiva, a empresa trabalha constantemente para aprimorar as ferramentas e fazer com que “negócios e consumidores possam ter uma experiência de compra e venda ainda mais positiva na plataforma”. “Estamos muito felizes com este reconhecimento, orgulhosos com a trajetória que percorremos até aqui e animados pelo que está por vir”, afirma, indicando mais novidades.

Confira as cinco plataformas digitais mais lembradas no Especial Melhores PROPMARK:
1º Instagram
2º Google
3º Facebook
4º YouTube
5º Twitter