E se a mídia também for sustentável? A rede americana CBS inaugurou este conceito propondo aos telespectadores: ouça a mensagem de nossos patrocinadores e ajude a salvar o planeta (veja aqui). No ano passado, a CBS adquiriu a EcoMedia, uma empresa que durante oito anos direcionou parte dos investimentos em propaganda das empresas para projetos de eficiência em energia, construções sustentáveis e desenvolvimento de energias renováveis.

Agora, a empresa fará isso junto ao departamento comercial da CBS, a partir de um produto chamado “Comercial ecológico” – Eco Ad –, através do qual anunciantes compram espaço e, ao mesmo tempo, destinam parte do investimento a projetos voltados para a sustentabilidade do planeta. Quem adquire espaço do pacote Eco Ad tem uma logomarca em seus filmes para que o consumidor saiba quem está no projeto. O programa já foi estendido a todos os veículos da CBS além da TV, incluindo rádio, internet e outdoors.

Entre os projetos sustentados pelas Eco Ads estão uma instalação solar no aeroporto de Long Beach e um projeto de energia eficiente na Prefeitura de Miami, além de projetos de plantio e árvores, proteção e limpeza dos oceanos, construções sustentáveis de escolas, prédios municipais e casas, entre muitos outros. A EcoMedia/CBS trabalha com diversas prefeituras e órgãos públicos para identificar projetos que estejam estagnados porque faltam 10% do total necessário para serem postos em prática. Isso garante que eles sejam postos em prática rapidamente e os anunciantes vejam seu dinheiro sendo aplicado de maneira mais clara.

Os primeiros anunciantes a comprarem o pacote foram Avidia Bank, Chevrolet, Boston Scientific, International Brotherhood of Electrical Workers, Massachusetts Clean Energy Center, PG&E, Pacific Coast Termite, Port of Los Angeles, Safeway e sua marca O Organics e a SunPower Corp. Assista aqui ao filme que explica o que é a Eco Ad.

por Claudia Penteado