As empresas de telefonia e de cartões de crédito estão entre as que mais preocupam os órgãos de defesa do consumidor. É o que mostra o Cadastro Nacional de Reclamações Fundamentadas 2008, divulgado nesta quarta-feira (10) pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC).
O documento é um relatório das 93.872 reclamações fundamentadas que os Procons de todo o país receberam entre setembro de 2007 e agosto de 2008. Essas reclamações já formavam cadastros estaduais e municipais e envolvem 8.518 fornecedores de produtos e serviços. A maior parte delas refere-se a produtos (61.041), assuntos financeiros (15.175) e serviços essenciais (12.925).
Segundo os dados divulgados, o assunto aparelho de telefone celular – considerando serviço e produto – foi responsável sozinho por mais de um terço das reclamações que constam no cadastro, com mais de 34 mil registros. As principais empresas na mira do consumidor são: Siemens, Gradiente, Tim, Brasil Telecom, Oi, Lojas Americanas e Claro.
O estado que mais apresentou reclamações fundamentadas foi Alagoas, com 14.900. Já Minas Gerais foi o que teve menos casos, com 23. Do total de reclamações fundamentadas, 22% não foram atendidas pelas empresas acusadas, o que demonstra uma piora na resolução dos problemas, já que no cadastro anterior, foram 18% de reclamações não atendidas.
As reclamações fundamentadas são apenas aquelas em que um processo administrativo foi aberto pelo Procon e a autoridade de defesa do consumidor considerou a reclamação procedente. Os casos que são resolvidos por telefone ou por carta do Procon à empresa não entram na lista.