O Cenp (Conselho Executivo das Normas-Padrão) lançou o vídeo “A Publicidade Brasileira e a Autorregulação” sob a assinatura “Se não tem respeito, não tem negócio”. O filme é lançado em meio à crise com a ABA (Associação Brasileira de Anunciantes), que enviou carta para o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) pedindo a suspensão das normas-padrão do mercado publicitário, da qual fazem parte o ‘desconto-padrão’, comissão repassada pelos veículos de comunicação às agências pela veiculação de mídia, de no mínimo 20% sobre o valor do negócio. A carta da ABA entrou para o processo do Cade, que investiga o Cenp por  “supostas condutas anticompetitivas” – o processo existe desde 2005. 

O vídeo traça um breve panorama da evolução da publicidade, dos anos 50 ao advento da autorregulação, em 1998. “Sem a publicidade, não existiria liberdade de expressão. Logo, a própria democracia seria atingida, posto que uma imprensa livre e independente é um dos seus pilares”, diz Oscar Mattos, gestor de Relações Institucionais do Cenp. 

De acordo com o Cenp, o filme faz parte de um conjunto de ações que objetivam a disseminação de conhecimento a respeito do ambiente de autorregulação existente no Brasil.  A iniciativa se soma a outras ações já adotadas, como a veiculação de anúncios, a tradução do site do Cenp para o inglês e espanhol, folders,  distribuição da Cenp em Revista para tablets e a edição do livro “Compliance na Publicidade”.

O vídeo foi criado pela Zoégas e produzido pela Easy Filmes.

https://youtube.com/watch?v=P6b6W0RbniE