Alê Oliveira

O Cenp (Conselho Executivo das Normas-Padrão) e a Abep (Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa) firmaram um convênio inédito, que tem como objetivo a qualificação de métodos e processos e de avaliação das pesquisas destinadas ao mercado publicitário. O documento foi assinado na manhã desta quinta-feira (26), na sede do Cenp, em São Paulo. 

O convênio estabelece uma parceria entre as duas entidades para a análise técnica preliminar por parte da Abep dos pedidos de credenciamento de estudos de pesquisa de mídia, uma das finalidades do Cenp. Assim, a Abep atuará como organismo técnico de consultas do Comitê Técnico de Mídia, podendo também ser chamada para analisar estudos já credenciados pelo Cenp. 

Caio Barsotti, presidente do Cenp, destacou a consistência nos processos daqui para frente. “Nós vamos ter mais consistência quando da oferta de um credenciamento ao conselho executivo. Quando há uma recomendação ao conselho, entendemos que já houve uma análise profunda nos documentos. Agora, com a entrada da Abep, vai ficar ainda melhor”, conta. 

Já Duilio Novaes, presidente da entidade que reúne os principais institutos de pesquisa em operação no país, disse que o Cenp e a Abep podem e devem atuar em conjunto, dada a afinidade de propósitos entre elas. “Vamos juntos contribuir para aprimorar ainda mais o ambiente de pesquisa de mídia no Brasil”, explicou. 

O executivo da Abep ainda falou sobre a relação do atual momento do mercado da comunicação com o convênio assinado com o Cenp. “Num momento de amplas e profundas transformações nos hábitos, sobra a evidência indiscutível: a pesquisa de mídia é ao mesmo tempo a bússola e o mapa para uma publicidade eficiente”, diz.