Com a assinatura das entidades mantenedoras do Cenp (Conselho Executivo das Normas-Padrão), o órgão emitiu novo comunicado após o desligamento da ABA (Associação Brasileira de Anunciantes), divulgado no último dia 22.
Segue a íntegra da nota, assinada por entidades como Abap, Abert, ABTA, Aner e ANJ:
“Desde sua fundação, há 22 anos, o CENP é o principal fórum de debates de ideias e de busca das melhores práticas do mercado de publicidade e comunicação, funcionando como o centro de autorregulação ético-comercial da atividade.
O objetivo maior da autorregulação sempre foi a profissionalização máxima e a defesa da ética nas relações entre veículos, agências e anunciantes.
Entidades setoriais e de profissionais participam do CENP de forma voluntária porque reconhecem que as melhores práticas do mercado surgem do diálogo, da compreensão dos interesses e das opiniões dos diferentes membros, em favor de relações saudáveis e justas. Desta forma, valoriza-se a liberdade e evitam-se abusos de poder econômico por quem quer que seja.
Assim como participar do ambiente autorregulado é uma decisão voluntária, deixar de participar do CENP também é. Aliás, a liberdade de decisão na forma de divulgar seus produtos e marcas sempre esteve, e continua a estar, nas mãos das empresas. Participa e usufrui do ambiente de autorregulação e do modelo brasileiro quem livremente assim deseja.
Respeitamos a decisão da diretoria da ABA-Associação Brasileira de Anunciantes em deixar o CENP.
ABAP, ABERT, ABTA, ANER, ANJ, Central de Outdoor, Fenapro, ABMN, ABOOH e Fenapex, como as demais entidades participantes, seguirão interagindo, debatendo e ouvindo todos os anunciantes que valorizam o modelo brasileiro, sempre de portas abertas. Certamente os anunciantes continuarão representados e atuantes no ambiente de autorregulação por meio dos vários organismos de participação do CENP.
Podem mudar as formas, podem mudar os caminhos, mas o objetivo de um mercado justo, ético e profissional não muda.“