O Cenp (Conselho Executivo de Normas Padrão) lança o BUP (Banco Único de Listas de Preços), um sistema depositário de tabelas de preços permanentemente acessível ao mercado no site da entidade, com listas de preços e informações sobre a oferta de mídia de veículos de comunicação de todos os meios. O projeto, idealizado durante o 5º Congresso Brasileiro da Indústria da Comunicação, em maio de 2012, começou a ser elaborado em novembro daquele ano (leia mais aqui) e, agora, sai do papel.
De acordo com Caio Barsotti, presidente do Cenp, o BUP é fruto das reflexões da entidade para promover iniciativas que aprimorem as relações comerciais por meio de mecanismos de transparência que estimulam a livre concorrência, atendendo ao que foi previsto pela própria legislação do setor. “É uma ideia referendada pelo 5º Congresso e uma das suas prioridades de implantação”, diz Barsotti.
O sistema procura resolver também históricas questões delicadas, como o desconhecimento, por parte de agências e anunciantes, acerca das práticas comerciais de veículos menores, muitas vezes representados por terceiros, acarretando em deslizes nas negociações.
“O BUP é uma importante ferramenta de controle para uso de anunciantes e agências de publicidade. Garante a existência do veículo e minimiza o risco da existência de listas de preços em duplicidade. Esta prática, não muito comum num mercado profissional como o brasileiro, pode causar sérios problemas aos anunciantes, principalmente do setor público, que recebeu positivamente a iniciativa do CENP”, diz Barsotti.
Para Barsotti, o importante é que o BUP contribui para a livre concorrência entre os veículos de comunicação e tende a se tornar uma vitrine privilegiada de exposição, principalmente para veículos de menor porte, de fora dos grandes centros. A expectativa é que, já em seu primeiro ano de funcionamento, o BUP abrigue 500 listas de preços e informações de mídia fornecidas pelos próprios veículos e totalmente independentes e autônomas.
Como funciona
O BUP só poderá ser acessado por anunciantes públicos cadastrados, anunciantes privados associados ao Cenp e por agências de publicidade certificadas. Um veículo não conseguirá, em hipótese alguma, visualizar no sistema as informações de um concorrente.
Mediante uma senha concedida pelo Cenp, o veículo associado faz o depósito da sua lista de preços individual e outras informações de mídia no sistema, até o limite de 50 megabytes. Vários mecanismos de segurança garantem a inviolabilidade das informações. O Cenp não terá qualquer ingerência sobre os valores, políticas comerciais ou informações depositadas no BUP, nem os monitorará ou elaborará qualquer tipo de relatório.
“O sistema é também um importante diferencial para os veículos de comunicação de menor disponibilidade econômica, e de forma especial aqueles situados fora dos grandes centros. Nesses casos, o BUP funciona como um verdadeiro atestado da existência do veículo, ao mesmo tempo em que facilita a realização de negócios, colocando-o numa vitrine nacional”, conclui Barsotti.