Aída dos Santos foi a única mulher na delegação brasileira nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 1964. Criada em uma comunidade de Niterói (RJ), Aída seguiu sozinha para o outro lado do mundo sem dinheiro ou treinador. Tampouco tinha um uniforme para competir.

Mesmo assim, diante de tantas adversidades, ela fez história e voltou com a quarta posição no salto em altura, o melhor resultado individual de um atleta brasileiro por mais de 30 anos. Jogando luz nessa jornada, a Centauro homenageia Aída com ‘O Uniforme que Nunca Existiu’. Para isso, a rede convidou a estilista Carol Barreto para criar e produzir peças inéditas do uniforme que deveria ter acompanhado Aída em suas competições, inspiradas na trajetória da ex-atleta. 

“Homenagear Aída é um passo na tentativa de ressignificar um momento marcante, mas também muito triste de sua história e de tantas outras atletas. E a Centauro, como parte de um ecossistema que acredita no esporte como agente transformador de vidas, tem muita honra em poder homenageá-la com algo que, embora tão simples, seja tão significativo para todos os atletas”, disse Gustavo Milo, gerente-executivo de marketing da varejista.   

Agora, com 84 anos e sem ver nenhum detalhe prévio do traje, Aída foi convidada a receber seu uniforme na pista de atletismo do Estádio Olímpico Nilton Santos. A emoção desse momento foi capturada e transformada em um filme batizado de ‘O Uniforme que nunca existiu’, com locução da cantora e compositora Sandra de Sá.

Criado pela agência TracyLocke e produzido pela Lady Bird, com direção de cena de Giorgia Prates, a produção acompanha a entrega do uniforme, além de trazer depoimentos da esportista, participação de Carol Barreto, passagens no ateliê da estilista e, sobretudo, imagens do passado e do presente de toda a jornada de Aída dos Santos.

Além do filme, a campanha conta ainda com uma ação com influenciadores e personalidades do esporte, conduzida pela agência Giusti, com o objetivo de ampliar a repercussão dessa história, e estratégia de mídia na Rede Globo, com inserções no GE São Paulo (TV) e digital.


Ficha técnica

Cliente: Centauro
Aprovação pelo cliente: Gustavo Milo Marasco, Rafael Santos e Thiago Busse
Agência: TracyLocke
CEO: Thomas Tagliaferro
CCO: Daniel Ottoni
COO: Michel Issa
VP de Experience: Breno Ferreira
Head de Planejamento: Michele Gruc
Diretor de Criação: José Spagnuolo
Criação: José Spagnuolo, Daniel Ottoni, Renato Maroni e Caio Gatti
Planejamento: Gustavo Aoyagi
Diretora de Contas: Marília Queiroz
Atendimento: Bruna Gomes e Alex Sales
Arte-final: Leandro Monea, Debora Viana e Sabrina Pagotto
Produção Gráfica: Flávio Rocco e Lindsay Oliveira
Gerência de Produção: Laura Pardo
Produção: Maressa Aucelli
Diretora de Mídia: Lúcia Cucci
Diretor de Design: Nickolas Andreas Panos Vieira
Head de RTV & Digital Production: Pedro Canuto
RTV: Valdir dos Santos e Mariana Sierra
Conteúdo: Danubia Fujita, Roger Bezerra e Graubi Garcia
Artbuyer: Bárbara Oliveira
Produção Digital: Danubia Fujita
Estilista do Uniforme que Nunca Existiu: Carol Barreto
Produtora: Ladybird
Diretora de Cena: Giorgia Prates
Diretor de Fotografia: Vagner Jabour
Assistente de Direção: Amanda Barros
Direção de Produção: Luh Moreira
Atendimento: Simone Chasseraux
Coordenação de Produção: Luís Millet
Montador: Tiago Feliciano
Motion Designer: Junior Vieira
Colorista: Acauan Pastore
Coordenação de Pós: Akira Noguchi
Desenvolvimento de Uniformes: ModAtivismo – Carol Barreto
Figurinista: Adriele Regine
Designer Gráfica: Nanci Machado
Produção-executiva: David Santos
Figurinista Assistente e Assistência de Produção: Anderson Paz
Voz: Sandra de Sá
Produtora de Som: Jamute
Produção-executiva de Som: James Pinto
Produtor: James Pinto e Thiago Lester
Engenheiro de Som: Fernanda Galetti, Otavio Bertolo e Rafael Laurenti
Atendimento: Kiki Eisenbraun e Sabrina Geraissate
Coordenação: Juliana Zuppo e Leo Vieira