A Central de Outdoor divulgou um comunicado sobre o retorno da mídia exterior a São Paulo, após sofrer dura restrição desde janeiro de 2007, com a chegada da Lei Cidade Limpa, proposta pelo prefeito Gilberto Kassab. De acordo com a carta, a entidade acredita que a volta da atividade deve ser acelerada com a chegada de eventos internacionais ao País, como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. Também destaca que a flexibilização “é a prova mais concreta do reconhecimento de que essa é uma atividade essencial, que pode ser perfeitamente vinculada a qualquer centro urbano, sendo fiscalizada efetivamente para uma convivência harmoniosa com o meio urbano”.

Confira abaixo, na íntegra, o comunicado divulgado pela Central de Outdoor:

“Ontem à noite a Câmara Municipal de São Paulo aprovou o projeto que prevê o retorno da Mídia Exterior na cidade de São Paulo, depois de quatro anos e meio de proibição imposta pela própria Prefeitura.

De acordo com o texto aprovado, as regras para exploração de publicidade serão definidas no edital de licitação. A lei prevê exploração em 43 mil locais da cidade.

A pressão para o retorno da atividade à maior cidade da América Latina já vinha acontecendo há algum tempo tanto por parte de anunciantes, como de agências e profissionais de publicidade. A Prefeitura, por sua vez, já havia dado sinais anteriores de flexibilização quando autorizou o uso de telas em edifícios em processo de reforma e, mais recentemente, com a possibilidade de grafites assinados serem utilizados em prédios. Com a nova Lei aprovada, o processo do retorno da atividade deve se acelerar rapidamente e se ampliar com a chegada de eventos internacionais de porte como Copa do Mundo e Olimpíadas.

A sensação que o mercado traduz hoje com essa atitude da Prefeitura de São Paulo é que o Poder Público finalmente compreendeu a necessidade de fazer a atividade de Mídia Exterior retornar à Capital e que não poderia mais deixar de atender essa demanda que vinha sendo represada artificialmente por meio da Lei Cidade Limpa. A ampliação da atividade de Mídia Exterior deverá ocorrer também, com o tempo, para as inserções em espaços particulares, pois os anunciantes estão ávidos por divulgarem seus produtos e essa mídia continua sendo imprescindível para qualquer município.

Para Luiz Valente, Presidente da Central de Outdoor, “o retorno da Mídia Exterior à cidade é a prova mais concreta do reconhecimento de que essa é uma atividade essencial, que pode ser perfeitamente vinculada a qualquer centro urbano, sendo fiscalizada efetivamente para uma convivência harmoniosa com o meio urbano. Mais do que um papel fundamental para a ativação da economia dos municípios, a Mídia Exterior faz parte da construção urbana de uma cidade como elemento fundamental de comunicação que pode ser usado de forma eficaz tanto pelas empresas privadas como pelo Poder Público. Com a aprovação da Lei do retorno, o mercado deve responder fervorosamente às oportunidades que serão oferecidas.”