No último dia 22 de dezembro começou o verão no hemisfério Sul. E as marcas de cerveja aproveitam o momento mais forte do mercado, quando muitos consumidores viajam de férias e aproveitam para curtir o sol, para esquentar as vendas da bebida e, obviamente, intensificando seus planos de comunicação.
A Skol, por exemplo, irá reforçar a ativação na orla das praias do país, ação que teve início no último verão, segundo afirma Felipe Ghiotto, gerente de Skol. O Garagem Skol, que empresta materiais aos banhistas, como pranchas, cadeiras e bolas de vôlei, chegará a novas praças, como Rio de Janeiro e Nordeste. As sunset parties também ganharão novos parceiros e atrações especiais, como o músico Donavon Frankenreiter, que fará quatro shows na região Sul e Sudeste. A Skol conta ainda com a “Casa de Praia”, com ambiente de surf e onde podem ser realizados pocket shows.
Falando especificamente das ações da marca, no Rio de Janeiro, a ativação será da Skol 360. A Skol convencional irá cobrir o restante do país. Todas seguem até o final de janeiro. “A nossa expectativa é de que seja um verão muito forte, porque teremos o Carnaval mais próximo do final de fevereiro. A tendência é reunir as pessoas, principalmente universitários, na praia por um período muito maior”, explica Ghiotto. De acordo com ele, a marca também prepara uma ação muito forte para a chegada do Carnaval. “É um plano que irá fazer mais barulho do que qualquer concorrente, seja ele a Devassa no Rio de Janeiro, Schin, no Nordeste, ou Itaipava”, acentua.
Falando em concorrência, para a Schincariol, o verão responde por 30% do faturamento anual. Na estratégia para 2012, a cervejaria já desenvolveu a campanha para Nova Schin, a “Nova Schin, Estação Cervejão”. No comercial criado pela Leo Burnett Tailor Made – o primeiro da agência para a marca –, consta todo o clima romanceado do verão: praia, sol, animação e cerveja. A banda Blitz, de Evandro Mesquita, e outras diversas personalidades, como Márcio Garcia, Adriane Galisteu e Malvino Salvador, estrelam o filme. Segue, porém, a proposta adotada no verão passado, quando Deborah Secco, Samuel Rosa, Carlinhos Brown, Bruno Gagliasso, Zeca Baleiro, entre outras personalidades, estiveram na “feijoada” de Ivete Sangalo, regada à Nova Schin e com com direito a um suspense – uma brincadeira em relação ao garoto-propaganda da Brahma, Zeca Pagodinho.
Entre as ações da marca, estão ainda patrocínios a grandes eventos vinculados ao universo musical e de entretenimento. Planeta Atlântida, em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, é um deles. No Nordeste, as ações são direcionadas a ensaios para festas como o Carnaval e o Pré-Caju (micareta que ocorre em Aracaju). A marca promove também um concurso cultural, o “Cervejão, o tesouro do verão“, buscando interatividade com os consumidores, que dará um cooler para as frases mais criativas, em www.tesourosdoverao.com.br). Na mesma linha, a “Devassa Bem Loura” convida os clientes para falarem sobre o seu lado Devassa, em www.seuladodevassa.com.br.
Enquanto isso, a cervejaria Heineken, após o reposicionamento da Kaiser, investe em uma proposta didática: quer mostrar aos consumidores o que significa para a Kaiser ter o peso da marca Heineken. “Queremos garantir a comunicação do nosso recado. Não teremos nenhuma ação para subir volume. Será um verão mais educativo”, afirmou Mariana Stanisci, diretora de marcas mainstream da Heineken.
A comunicação, segundo a executiva, estará focada no varejo do litoral. “Precisamos que as pessoas entendam que a melhor Kaiser de todos os tempos é esta que estamos vendendo neste verão”, disse. Para o Carnaval, a marca não pretende investir em festas consolidadas, como Rio de Janeiro e Salvador. De acordo com Mariana, a Kaiser irá destinar recursos para Manaus e Curitiba, entre outras, que são praças fortes para a cerveja. A Bavaria, também do portfólio da Heineken e cujo target é o mundo sertanejo, vai direcionar as ações para eventos que acontecem no interior de Estados como São Paulo, Paraná e Minas Gerais. Afinal, nem só de litoral vive o verão.
por Marcos Bonfim