Divulgação/ Flickr Oficial do Real Madri

A final da Champions League, no último sábado (26), revelou como a paixão do brasileiro por futebol não tem divisões geográficas. Não à toa, o campeonato europeu foi um dos assuntos mais comentados no país nas redes sociais. O Brasil, aliás, foi o que mais tuitou sobre o torneio no mundo, seguido por Reino Unidos, Estados Unidos, Espanha e México.

Segundo levantamento do Ibope Repucom, o interesse dos brasileiros pelo campeonato cresceu 13% entre 2013 e 2017. No ano passado, 34,4 milhões de pessoas disseram acompanhar as partidas. A torcida também impacta diretamente os negócios de empresas ligadas ao esporte. Um estudo feito pelo Mercado Livre aponta que as buscas por camisas do Real Madrid cresceram 34%, enquanto as camisas do Liverpool foram pesquisadas 51% a mais na plataforma, em comparação a semana anterior a final.

Olho no lance

De olho nas oportunidades de ativação, os patrocinadores do torneio preparam experiências para os torcedores em todas as plataformas. A Heineken, por exemplo, traduziu o conceito #ShareTheDrama trazendo uma orquestra sinfônica a São Paulo para embalar os momentos mais dramáticos entre Liverpool e Real Madrid.

A festa The Grand Finale, no auditório da Bienal do Ibirapuera, recebeu também para a festa o garoto propaganda da Heineken para o torneio – Ronaldinho Gaúcho – que abriu a transmissão da partida conduzindo a orquestra. Em seguida, o jogador passou a batuta para o maestro Xuxa Levy. No intervalo do jogo, o “bruxo”, como ficou conhecido no futebol, participou de bate-papo com a torcida.

Também patrocinadora do torneio, a Lays, do grupo Pepsico, trouxe o conceito #ShowYourEmotions aos fãs de esporte na final. Na Lays Fan Experience, espaço dedicado aos fãs poderem acompanhar a competição, na capital paulista, a marca de snacks promoveu debates, workshops e bate-papo com craques como Zico, Rivellino, Kaká, Marcos, Lugano, Zé Roberto, Belletti, Amaral e Vampeta.

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A ação tem parceria com o canal Desimpedidos, Esporte Interativo, detentor dos direitos de transmissão na TV paga e rádio Energia 97. Aberta ao público desde 6 de abril, a casa transmitiu ao vivo os jogos a partir das quartas de final até a decisão no último sábado, que garantiu o décimo terceiro título ao Real Madrid por 3×1.

Fornecedora da bola oficial da competição, a Adidas apresentou um modelo com design exclusivo para a final. A marca também acaba de anunciar a renovação da parceria com a Champions League até 2021 comprovando seu interesse e retorno que tem obtido com a competição.

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A marca é também patrocinadora dos jogadores Gareth Bale e Karim Benzema, do Real Madrid. Aproveitando o bom desempenho dos atletas no jogo, a Adidas usou suas redes sociais para animar a torcida. O saldo foi positivo para a patrocinadora, sobretudo, para as chuteiras que divulga – o modelo X18. O calçado foi usado por Bale, autor de dois dos três gols do Real Madrid – um deles de bicicleta.