A Cheil Brasil passará por nova reestruturação, iniciada já neste mês de julho. Depois de ter reformulado grande parte de sua equipe em novembro último, pouco tempo após perder alguns integrantes de seu alto escalão – como o COO Luis Lui (hoje na Borghi/Lowe) e o vice-presidente de criação Augusto Moya (recentemente contratado pela Africa), a agência de origem sul-coreana está com nova liderança regional e em processo de definição de novos modelos de gestão.
Fernando Barros, ex-CEO da Cheil Brasil e que comandou a última grande mudança, se desligou da empresa em abril. Agora, chega para liderar a empresa Evandro Guimarães, ex-diretor de operações da 9ine e que assume a mesma função na nova agência. Ao seu lado, está definido o nome de mais um líder: Fred Sartorello, ex-diretor de criação da We – com passagens também por Y&R, DPZ, Lew’LaraTBWA e G2 e WMcCann –, como diretor-executivo de criação.
Nascida como house agency de Samsung – e inclusive pertencente ao Grupo Samsung –, a Cheil busca de longa data ao redor do mundo se tornar uma operação full service e independente do cliente em questão, já tendo se dedicado a diferentes anunciantes no mercado brasileiro – entre eles CNA, Bio Ritmo, Shopping Vila Olímpia, Hankook e revista VIP. Além da dificuldade de atrair grandes contas, atualmente a agência vê seu principal cliente no Brasil, a própria Samsung, tendo boa parte de sua verba entregue a projetos desenvolvidos pela Leo Burnett Tailor Made.
Desde 2010, porém, a agência vem trocando diversas vezes seus principais executivos em diversas áreas – tendo, inclusive, ficado sob o comando do coreano Mateo Park por alguns meses, antes da chegada de Barros. Outros nomes que já passaram pela agência no período foram do VP de criação Alessandro Cassulino (hoje na Salles Chemistri), o diretor de planejamento Mauricio Beauclair (na Africa). A nova liderança se reportará ao coreano SJ Oh, presidente e diretor regional da Cheil para a América Latina.