Tikhomiroff: qualidade de produção deve ser enaltecida e observada

 

O festival internacional Ciclope, que premia a produção publicitária, está com inscrições abertas para sua terceira edição. O evento é realizado na Argentina e é o único a premiar exclusivamente as empresas de produção. Líderes globais da indústria, como as produtoras Stink, The Mill e Framestore; e as agências AKQA e Wieden+Kennedy Amsterdã, estão entre as participantes. O Ciclope acontece entre os dias 5 e 8 de novembro em Buenos Aires e premiará todos os aspectos da execução, como animações em 3D e produções digitais.

Nesta edição, o festival deseja atrair mais brasileiros, principalmente após o abrandamento do decreto argentino “Lei de los Medios”. Baixada em 2009, a lei proibia a veiculação de campanhas estrangeiras naquele país. Em vigor até o ano passado, ela acirrou os ânimos entre clientes, agências e produtoras do Brasil, temerosos de perder projetos para a Argentina. Por conta dela, o diretor brasileiro João Daniel Tikhomiroff, hoje chairman da Mixer, declinou de participar do júri na primeira edição. Em 2012, ele é um dos participantes do Brasil no corpo de jurados, que reúne 23 profissionais de 13 países, entre Índia, Reino Unido, Cingapura, Alemanha e EUA.

Tikhomiroff afirma que o festival é uma oportunidade de intercâmbio. Para ele, enaltecer a produção publicitária é uma tendência, em um momento em que comunicação comercial e conteúdo convergem cada vez mais. “O Ciclope é um festival interessante por ser um evento que foca fundamentalmente a qualidade de desenvolvimento e de produção, que deve ser enaltecida e observada”, diz.

Alex Mehedff, cofundador da Hungry Man e um dos brasileiros no júri, acredita que o evento é uma forma de agências e produtoras do país mostrarem o seu trabalho para o mercado internacional. “O Ciclope visa o reconhecimento para produtoras e diretores, seu know-how e sua capacidade de realizar obras internacionalmente. Os jurados vêm de todos os mercados-chave do mundo, com produtores-executivos de diversas produtoras que buscam abrir escritórios também no Brasil. É uma ótima oportunidade para nós”.

Além de Tikhomiroff e Mehedff, completam o grupo de jurados brasileiros Karin Stuckenschmidt, cofundadora da Planet, ex-Filmplanet, e Jarbas Agnelli, da AD/Studio. As inscrições para o Ciclope estão abertas até o dia 22 de setembro (mais informações no site do festival). O evento é produzido pelo governo argentino e pelas associações de produtoras do Reino Unido e dos Estados Unidos. O festival tem o apoio da Filmbrazil e do jornal propmark.