O Ciclope – International Advertising Craft Festival, que premia as melhores produções publicitárias, escolheu Berlim como sede para a sua quarta edição, que acontece entre os dias 6 e 8 de novembro. O festival nasceu em 2010, em Buenos Aires, como o primeiro a premiar exclusivamente a área de produção. Nas últimas edições, o evento se transformou numa reunião global da indústria, com produtoras como Stink, casas de pós-produção como The Mill e Framestore e agências como W+K Amsterdam e AKQA.
Antes da mudança, a organização do festival cogitou trazer o Ciclope para São Paulo, pela proximidade com os grandes eventos, mas a ideia não prosperou. Ao lançar o evento em Berlim, a organização espera atingir uma comunidade mais internacional e facilitar o acesso de casas de produção e de agências de mercados fortes, como Estados Unidos e Europa. “São Paulo e Buenos Aires são exóticas e atraentes, mas Berlim dá um ar mais diverso ao evento. É mais comum as pessoas dos Estados Unidos viajarem para a Europa do que para a América do Sul. Geograficamente, é mais interessante”, afirma Francisco Condorelli, presidente do festival.
Outro ponto que pode atrair uma comunidade mais diversa de profissionais é a forma de trabalho do mercado publicitário europeu e norte-americano. “As agências aqui estão muito mais envolvidas na produção que as agências da América Latina. Elas estão acostumadas a acompanhar esse processo”, aponta.
O destaque da programação deste ano será a presença dos responsáveis por “Baby & me”, da Evian, e por “Dumb ways to die”, a campanha mais premiada da história do Cannes Lions. Christophe Caurret, diretor de criação de música da BETC Paris, e o coletivo de diretores We are from LA, da produtora Iconoclastic & Mikros, irão contar sobre os bastidores da plataforma da Evian; enquanto Julian Frost, diretora de “Dumb ways to die”, falará do sucesso do vídeo que alcançou mais de 61 milhões de visualizações e 3,8 milhões de compartilhamentos neste ano. O filme brasileiro “Alma”, da F/Nazca S&S e com produção da Sentimental Filmes, também será destaque, com uma apresentação do diretor de cena Felipe Vellas.
O país ainda será assunto no painel “Panorama Brasil”, que reunirá cliente, agência e produtora para tratar de regulações de mercado, criatividade e campanhas internacionais conduzidas a partir do mercado local. Participam do debate Rodrigo Gameiro, diretor de estratégia de criação da Coca-Cola Brasil; Alex Mehedff, sócio e diretor da Hungry Man Brasil; e Rafael Pitanguy, diretor de criação da Africa.
Embora premie a produção, o Ciclope não é um evento de produtores, destaca Condorelli. “Esse é um evento para produtoras e agências. E será uma grande oportunidade para companhias brasileiras, em um ano pré-Copa do Mundo, de se encontrarem com as pessoas mais influentes da indústria no mundo”, diz.
As inscrições para a premiação do Ciclope já estão fechadas. Ao todo foram 500 campanhas inscritas, com predominância de trabalhos norte-americanos e europeus. O festival atribui prêmios em cinco áreas: Live Action (direção, direção de arte, edição, efeitos visuais e design de produção); Specials (branded content, baixo orçamento); Som (música original, design de som, adaptação musical); Animação (2D, 3D, Stop Motion) e Digital.