FHC será homenageado em celebração a ser realizada em São Paulo

 

Considerado um dos maiores intelectuais na área de ciência política e sociologia da América Latina, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso será nomeado “Cidadão Sustentabilidade” durante a entrega dos troféus das empresas vencedoras do Prêmio Marketing Best Sustentabilidade 2013 – iniciativa da Editora Referência e da Madia Marketing School, com apoio da Academia Brasileira de Marketing, da J.Cocco Comunicação e Marketing e da Trentin Cross Media. A homenagem acontecerá em 11 de novembro, na sede da ESPM, em São Paulo.

Cardoso é o terceiro brasileiro a conquistar o título, entregue anualmente para profissionais que ofereceram grande contribuição à causa. O primeiro foi o presidente-executivo da Abril S.A, Fábio Barbosa, e a segunda, a ex-ministra Marina Silva. O Prêmio Marketing Best Sustentabilidade tem como objetivo principal estimular, reverenciar, premiar e disseminar os melhores exemplos de empresas, fundações, institutos e associações que sempre promovem e demonstram, através de suas práticas e ações empresariais, a busca permanente e incansável da sustentabilidade. Este ano, 10 empresas serão homenageadas pela realização de cases de marketing que contribuíram com o desenvolvimento sustentável (leia mais aqui).

Fernando Henrique Cardoso é formado em Ciências Sociais pela USP (Universidade de São Paulo) e pós-graduado pela Universidade de Paris. Professor emérito da USP, lecionou nas Universidades de Santiago (Chile), de Stanford e Berkeley (EUA), de Cambridge e na École des Hautes Études en Sciences Sociales, na França. Autor de inúmeros livros, recebeu o título de Doutor Honoris Causa de mais de 20 universidades e é membro honorário da American Academy of Arts and Sciences. Em 2005, foi eleito um dos cem maiores intelectuais públicos do mundo, em levantamento das revistas Prospect e Foreign Policy.

Candidatou-se ao Senado em 1978 na legenda do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), como suplente de Franco Montoro. Em 1983, assumiu a vaga de senador aberta com a candidatura de Montoro ao governo do estado de São Paulo. Reelegeu-se senador pelo estado de São Paulo em 1986. Em 1988, fundou o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) ao lado de Montoro e Mário Covas, tornando-se líder da nova legenda no Senado (1988-1992). Foi ministro das Relações Exteriores (1992-1993) e ministro da Fazenda (1993-1994) durante o governo Itamar Franco. Em 1994, lançou o Plano Real, por meio do qual conseguiu se eleger presidente da república. Reelegeu-se em 1998, permanecendo na presidência – seu último cargo político eleito – até o fim de 2001.

Atualmente, preside o Instituto Fernando Henrique Cardoso, instituição sem fins lucrativos fundada em 2004 para reunir sua obra e propor discussões sobre o Brasil e a América Latina. Ocupa a cadeira n° 36 da ABL (Academia Brasileira de Letras) desde 27 de junho de 2013, com a morte de João de Scantimburgo.