Com um cliente como as Casas Bahia, o maior anunciante do Pais com orçamento bruto anual superior a R$ 2,5 bilhões, a Y&R mantém a liderança do ranking do Ibope Monitor na pesquisa realizada entre janeiro e outubro deste ano. O faturamento da Y&R chegou a R$ 3.641.302 bilhões nesse período. Ocupar a ponta do ranking do Ibope Monitor é uma rotina que não tem alteração para a Y&R desde 2002. Nos primeiros nove meses deste ano a Y&R teve faturamento bruto de R$ 3,2 bilhões. A segunda colocada, a JWT, contabilizou nos primeiros dez meses de 2008 R$ 1,527.703 bilhão, seguida da AlmapBBDO com R$ 1,453.276 bilhão, McCann Erickson com R$ 1.098.941 bilhão e DM9DDB com R$ 1.075.371. Nos primeiros nove meses de 2008 o mercado movimentou R$ 41.540.323 bilhões. No ano passado o mercado movimentou R$ 51,8 bilhões contra R$ 39, 8 bilhões em 2006. A crise global que está tirando o pé do acelerador de investimentos de muitos anunciantes pode ter reflexos no resultado final de 2008. Os números de novembro e dezembro são aguardados com ansiedade. Os dados do Ibope Monitor acabam de ser divulgados no site www.almanaqueibope.com.br, mas apenas com as 50 primeiras colocadas. As informações apuradas têm como base os preços cheios das tabelas dos veículos de comunicação sem os descontos praticados, como comissões e planos de incentivo, com as agências e anunciantes.
Paulo Macedo