Se o imaginário dos roteiristas já tinha produzido equipamentos sem fio, comunicação móvel e computadores que ainda não chegaram às lojas no século 21 em seriados como Flash Gordon e desenhos como Os Jetsons, sem mencionar façanhas em Star Wars e com James Bond, é fácil identificar a fronteira entre ficção e realidade na área de telecomunicações. A Claro adianta a agenda de telefonia móvel e passa a oferecer o serviço 3G, inovação que garante conexão móvel à banda larga, fazer downloads de músicas em apenas 30 segundos, baixar vídeos, participar de jogos e também videochamadas.
Pelo sistema de linha discada, um download musical pode demorar até 13 minutos. A era 3G da Claro começa nesta quarta-feira (14) nas cidades de Recife (2,7 milhões de usuários potenciais), Fortaleza (,2,9 milhões) e Brasília (2,2 milhões). Chega a São Paulo (15,1 milhões) e Rio de Janeiro (6,7 milhões) e Porto Alegre (3,3 milhões). No primeiro semestre de 2008, vai espalhar pelas cidades nas quais a Claro opera. O universo que pode ser impactado pela inovação é de 33 milhões de usuários. O presidente da Claro, o executivo João Cox, encara a terceira geração de comunicação móvel como um divisor de águas. “A conexão móvel em banda larga vai ser tão importante para o mercado quanto o sistema pré-pago de celulares foi para a telefonia. Graças a abrangência da telefonia móvel no País, a tecnologia 3G possibilitará um expressivo aumento da oferta e penetração da internet em banda larga, com a vantagem adocional da mobilidade”, disse Cox.
E a concorrência? “Apresentamos uma inovação importante, mas não tememos nem as fixas e nem as móveis. Concorrência é sempre saudável”, acrescentou. A campanha “Olhos”, desenvolvida pela AlmapBBDO, promove a era 3G da Claro na mídia. Segundo o sócio-diretor Marcello Serpa, o comercial “Ficção” mostra cenas de filmes e cartoons que “permanecem no imaginário das pessoas” entre os quais Os Jetsons, Flash Gordon e Johnny Quest. A assinatura é: “Claro 3G. O futuro que você sonhou na sua mão”. A trilha sonora é a música “A Kind of Magic”, do Queen. “A campanha apresenta o que o que a tecnologia de terceira geração traz para os clientes de telefonia móvel. Mostramos ainda que a Claro se destaca pelo pioneirismo de oferecer sempre os serviços mais inovadores do mercado”, observou Roberto Guenzburger, diretor de marketing da Claro. “Essa tecnologia vai alavancar ainda mais a imagem da operadora”, resaltou Cristina Duclos, diretora de comunicação da Claro. A AlmapBBDO também criou um hotsite que pode ser acessado pelo www.claro.com.br.
Paulo Macedo