Publicitário fala que a indicação da organização do festival é a realização de um sonho. Quando perguntado sobre a responsabilidade dessa atribuição, ele fala que não é peso: “É um misto de prazer e honra”. Waiteman acredita ainda que a sua convocação para o júri tem a ver com o Leão que conquistou em 2019 com Goleiro Distraído, para Uber, além do bom desempenho de sua jovem agência. Ele fala também do reconhecimento internacional da publicidade brasileira. Para ele, torcer pelo Brasil é torcer para o mundo. Ele comenta ainda que a disciplina direct é a essência da comunicação e ela vai apresentar ótimas peças e soluções este ano.

REALIZAÇÃO
Desde sempre miro no alvo da melhor publicidade global. Por isso, quando jovem, migrei de São José do Rio Preto para Lisboa, com vontade de aprender e querer fazer parte do melhor do mundo. Sempre foi algo que busquei, mesmo quando trabalhei em Curitiba. Acreditava que dava para fazer lá uma das melhores agências do mundo. Foi lá que tive um Grand Prix de Filme em Nova York, seis Profissionais do Ano, muitos finalistas e Leão em Cannes. Aliás, praticamente o time todo que formei lá trabalha hoje no mundo, EUA e Europa. Sempre trabalhei para estar nesse nível da indústria. Fiquei feliz, pois notaram isso. Ter recebido essa atenção e essa honra a partir de minha agência, criada do zero, com recursos próprios junto com meus sócios Kalim, Amino e Gora, que vem se estabelecendo como uma das melhores empresas para se fazer publicidade, me deu imensa alegria.

RESPONSABILIDADE
É misto de prazer e honra. Detalhe sobre a responsabilidade é o preparo físico e mental: serão dois anos, 2020 e 2021, num só. Mas estou muito animado.

Flavio Waiteman (Divulgação)

CONQUISTA
Ser jurado é uma conquista particular da Tech and Soul inteira. De todos os talentos envolvidos, todos os departamentos. Acredito também que a indicação deve ter tido um acompanhamento de perto do desempenho da agência, que acaba de completar quatro anos. Em 2019 fomos uma das agências independentes mais criativas do mundo. Ficamos no ranking oficial de Cannes Lions entre Serviceplan, Droga 5 e Wieden Kennedy Portland. Porém, em 2020 fomos a agência que se destacou em conquistas de contas, o que nos fez hoje uma agência de porte médio, entregando estratégia e criatividade. Obviamente essas particularidades devem ser levadas em conta. Ou seja, a Tech and Soul não é uma promessa, mas uma realidade da indústria da comunicação brasileira. É claro que já havia conquistado Leões antes. O primeiro Leão de Rádio do Brasil, por exemplo, com o jingle Pergunte por que, para o Ministério da Saúde, mas foi sem dúvida o desempenho da agência que permitiu essa indicação em Cannes.

EXPECTATIVA
O Brasil vai muito bem em Cannes, sempre. O país fica entre os três mais criativos no geral, independentemente da sua posição econômica difícil. E isso provocou um fenômeno curioso: torcer pelo Brasil em Cannes é torcer pelo mundo. Explico: com a derrocada da economia brasileira nos últimos 12 anos (basta consultar o PIB e comparar com o mundo) o que aconteceu é que o talento brasileiro, que era regiamente bem remunerado aqui dentro, precisou sair do Brasil. Veja, por trás dos melhores trabalhos do mundo hoje sempre tem algum brasileiro. E geralmente na posição de comando. Seja na criação, produção ou marketing. Hoje trazer Leões para o Brasil é premiar o melhor trabalho global, pois, na maior parte deles, haverá um brasileiro ou uma empresa brasileira envolvida.

ESSÊNCIA
Direct é a essência da comunicação; uma mensagem a um determinado público, um call to action e resultados. E se tem algo no mundo relevante hoje é a essência. As crises provocam uma volta ao básico. Por isso acredito que o Direct vai nos apresentar ótimas soluções e peças este ano.

RADAR
Quer saber o futuro? Olhe para a origem. No início era o verbo, a essência. Assim vai ser, em minha opinião, o futuro dessa disciplina, pois para ela acontecer precisa de dois elementos: originalidade e resultados. O futuro do Direct é cada vez mais brilhante, pois se trata da originalidade eficaz. Cada vez mais os clientes precisam disso: resultados e originalidade.

FÔLEGO
Os jurados vão precisar de muito fôlego para tantas peças. Momentos de reflexão são importantes na vida de todos. Estamos revendo a saúde mental dos profissionais. Repensando a vida. A atividade. Os horários de trabalho. Locais de trabalho. Fazer a inscrição num festival como Cannes representa um investimento importante para uma empresa. Precisa ser algo realmente espetacular, que moveu ponteiros de venda de imagem ou de uma determinada causa. Geralmente depois de grandes crises acontece um boom. Vejo dessa forma Cannes nos próximos anos.