As marcas Coca-Cola, Apple e IBM lideram o ranking das 100 marcas globais mais valiosas da consultoria Interbrand, divulgado nesta terça-feira (3). Enquanto a Coca-Cola mantém a primeira posição, a Apple pulou para a segunda colocação devido ao bom volume de vendas alcançando, tanto nos mercados já desenvolvidos quanto nos países emergentes, aponta a consultoria. O Facebook, que no início do ano fez seu IPO, consta no relatório pela primeira vez. Já o Google ultrapassou a Microsoft e está na quarta posição, após ter um crescimento de 26% no valor de marca em 2011. Nenhuma marca brasileira constou no levantamento.

O relatório anual da Interbrand é editado desde 1999 e traz as maiores marcas do mundo com base em três aspectos: o desempenho financeiro dos produtos ou serviços da marca, o papel que ela desempenha ao influenciar a escolha do consumidor e o seu poder para conseguir um preço premium ou garantir os lucros da companhia. As marcas que mais cresceram no ranking foram, em sua maioria, do universo digital: Apple, Amazon, Samsung e Oracle, além da montadora Nissan, foram as que mais tiveram suas marcas valorizadas.

Em 2011, a Apple teve um aumento de valor de surpreendentes 129%, seguida por Amazon (+46%) e Samsung (+40%). “Apesar do falecimento de Steve Jobs, a ligação emocional dos consumidores com a marca Apple permanece mais forte do que nunca – isso se confirmou recentemente com o lançamento do iPhone 5”, aponta a Interbrand. Já Oracle e Nissan tiveram elevação de 30%. Não por acaso, cinco das 10 marcas mais valiosas deste ano são do setor de tecnologia (Apple, Google, Microsoft, Intel e Samsung).

Novas participantes

Pampers, Facebook, Prada, Kia, Ralph Lauren e MasterCard foram as marcas que figuraram pela primeira vez no relatório. A Kia, na 87ª posição, é uma das marcas automotivas internacionais de maior crescimento. Sua participação de mercado cresceu por 17 anos consecutivos e suas vendas continuam a crescer, mesmo com os problemas do mercado europeu, destaca o ranking. Já a MasterCard fez a sua estreia após o lançamento do programa “Cidades que não tem preço”, um conjunto de soluções para os empresários que aumentaram a satisfação do consumidor com um crescimento sustentável, o que serviu para aumentar seu valor de marca, justifica a consultoria.