A Coca-Cola continua sendo a marca mais valiosa do mundo, segundo a 12ª edição do ranking das 100 Melhores Marcas Globais, da consultoria de marcas Interbrand. A fabricante de bebidas, líder no ranking há 11 anos, vale US$ 71,8 bilhões, um aumento de 2% em relação ao último ranking, quando estava avaliada em US$ 70,4 bilhões.
Das dez maiores marcas do mundo, atualmente, sete são do setor de tecnologia. A segunda mais valiosa é a IBM, que se valorizou 8% e agora vale US$ 69,9 bilhões (veja ranking abaixo). Em seguida estão Microsoft, Google, GE, McDonald’s, Intel, Apple, Disney e HP. Entre elas, a que mais cresceu foi a Apple, que aumentou seu valor de marca em 58% e pela primeira vez está entre as dez maiores: saltou da 17ª colocação no ano passado para a oitava.
Além de Apple, Google (4º), Samsung (17º) e Amazon.com (26º) foram as quatro que mais subiram no ranking. Entre as 100 mais valorizadas, uma das poucas novatas, é a HTC (98º), fabricante de aparelhos móveis, e a Nokia continua caindo, desta vez, da oitava para a 14ª posição, e seu valor de marca foi o que mais caiu: 15%, passando de US$ 29,495 bilhões para US$ 25,071 bilhões.
por Claudia Penteado