O jornal O Estado de S. Paulo prepara uma nova plataforma para o seu pacote de assinaturas. A companhia trabalha no fortalecimento do seu modelo multimeios, de modo que o leitor possa ter acesso ao conteúdo do jornal em todas as plataformas em que ele está disponível – no meio online e nas versões tablet e smartphone. O objetivo é integrar cada vez mais as mídias online e offline, afirmou José Papa Neto, diretor de estratégias digitais do Estadão.
“A experiência de consumo será mais relevante”, garantiu ele. “Temos estratégia muito clara para a assinatura multimeios, que inclui versões para mobile e versões evoluídas do conteúdo impresso disponível no digital, para trazer o valor do produto ao leitor em qualquer device”.
O grupo disponibiliza o conteúdo do Estadão em tablet desde o ano passado. Mas Papa Neto afirmou que o novo projeto terá o grande objetivo de firmar o jornal como um meio multiplataforma. “Do impresso a nossa versão tablet, a oferta irá ficar cada vez mais contundente, e o valor percebido dessa oferta ficará mais claro”, reforçou.
A companhia também olha com atenção para o portal Estadão.com.br. No último ano, ele entrou para os três sites com maior número de acessos do país, atrás de Globo.com e UOL. Fechou o ano com tráfego mensal de 100 milhões de page views, segundo o Ibope NetRatings.
Por ora, a companhia afirma que não pretende iniciar cobrança por conteúdo online. Segundo o executivo, a estratégia do portal caminha separada da estratégia de assinatura do jornal. “O que pretendemos fazer é implementar o valor que o conteúdo online irá ter”, diz. A companhia quer estimular o aumento do tráfego, de modo que tal audiência possa ser convertida em mais assinaturas. Para isso, afirma que irá investir neste ano em análises profundas, reportagens investigativas e cobertura multimídia dentro do portal.