Uma pesquisa realizada pela consultoria britânica Brand Finance, divulgada ontem, quinta-feira (1.º), apontou norte-americana Coca-Cola como marca mais valiosa do mundo, calculada em US$ 43 bilhões, o dobro da sua maior rival, Pepsi, que vale US$ 23,9 bi. A segunda colocada na pesquisa foi a Microsoft, com valor de US$ 37 bilhões, seguida pelo Citibank, cuja marca foi avaliada em US$ 35 bilhões. Entre as 250 marcas mais valiosas do mundo, apenas uma é brasileira, a Petrobras, que aparece em 249º lugar, calculada em US$ 1,67 bilhão. Nas dez primeiras colocações apenas o HSBC (6.º lugar, avaliado em US$ 33,5 bilhões) não é de origem americana. A instituição financeira é de origem inglesa. Das 250 marcas listadas, 112 estão nos EUA, 92 são européias e as restantes são do resto do mundo, com um pequeno número proveniente dos países emergentes. Entre as marcas de internet, o Google é a mais valiosa e aparece em 15º lugar na lista geral, com valor de US$ 24,6 bilhões. Ao todo, as 250 marcas mais valiosas do mundo somam US$ 2 trilhões. Veja a lista das dez primeiras anunciadas pela Brand:
1) Coca-Cola US$ 43,146 bilhões
2) Microsoft US$ 37,074 bilhões
3) Citibank US$ 35,148 bilhões
4) Wal-Mart US$ 34,889 bilhões
5) IBM US$ 34,074 bilhões
6) HSBC US$ 33,495 bilhões
7) General Electric US$ 31,850 bilhões
8) Bank of America US$ 31,426 bilhões
9) Hewlett-Packard US$ 29,445 bilhões
10) Marlboro US$ 26,990 bilhões
Fonte: G1