A Coca-Cola e a mexicana FEMSA anunciaram ontem, terça-feira (19), um acordo para adquirir até 100% das ações da também mexicana Sucos del Valle, em processo que custará U$$ 470 milhões às duas empresas. A transação vai incrementar a presença do Sistema Coca-Cola no segmento de bebidas não-carbonatadas da América Latina. A del Valle é a líder em sucos e nectares prontos no Brasil, a segunda maior produtora desse segmento no México, e está presente em outros mercados latino-americanos. Coca-Cola FEMSA e The Coca-Cola Company planejam criar conjuntamente uma terceira empresa para adquirir as ações da Sucos del Valle. Ambas adiantam que, assim que o processo de aquisição estiver encerrado, vão convidar os demais fabricantes do Sistema Coca-Cola no Brasil e no México para participar da operação resultante desta “joint venture”. “Esta joint venture representa uma grande oportunidade para desenvolvermos ainda mais nossa atuação nos segmentos de bebidas não-carbonatadas. Hoje, o segmento de sucos está crescendo três vezes mais rápido que outras bebidas não-alcoólicas. Trabalhando de mãos dadas com a The Coca-Cola Company e os demais fabricantes do Sistema no México e no Brasil, estamos abrindo novas oportunidades e desenvolvendo um portifólio competitivo de bebidas”, disse Carlos Salázar, CEO da Coca-Cola FEMSA. José Octavio Reyes, presidente da Coca-Cola para a América Latina, acrescentou que, “como acertado com a Coca-Cola FEMSA, esta nova aquisição é parte de uma estratégia integrada de buscar oportunidades no mercado, que irá beneficiar nossos fabricantes nas regiões onde a Sucos del Valle está presente. Trabalhando com nossos fabricantes, iremos maximizar o potencial de crescimento que esta aquisição apresenta”. A consolidação do negócio está sujeita ao atendimento de certas condições, inclusive as aprovações das autoridades reguladoras.