A Coca-Cola anunciou nesta semana que irá informar, nas latas de refrigerante, a quantidade de calorias dos seus produtos, além de banir publicidade direcionada a crianças menores de 12 anos, numa tentativa de conter a onda de criticismo sobre a contribuição de refrigerantes para o aumento da obesidade. “Nós não faremos publicidade em meios onde a audiência seja composta por mais de 35% de menores de 12 anos. Essa política é aplicada a televisão, rádio, impresso e, onde haja dados disponíveis, a internet e a mobile”, declarou a empresa em seu site www.comingtogether.com, onde destaca seus compromissos globais. A marca, contudo, continuará usando núcleos familiares, além dos famosos ursos polares e a figura do Papai-Noel em suas peças publicitárias.
A companhia também afirmou que irá patrocinar programas de atividade física em todos os mercados onde ela atua. A Coca-Cola apoia programas em 115 países e disse que irá estender o investimento aos 207 países onde comercializa produtos até 2015. “Estamos comprometidos em ser parte dessa solução [de combate à obesidade], trabalhando em parceria com empresas, governo e sociedade civil. Esse anúncio é mais um passo em direção à nossa jornada, à medida que agimos com o objetivo de amplo alcance em todos os lugares onde atuamos”, declarou Muhtar Kent, CEO da Coca-Coca Company, em comunicado. Ela não especificou quanto pretende investir nessas ações. A gigante de bebidas também anunciou que irá oferecer opções diets e não calóricas em todos os territórios onde opera. A empresa possui mais de 3.500 marcas de bebidas no mundo sendo que, dessas, 800 já têm baixa concentração de calorias ou nenhuma porção calórica.
Hoje, um terço das vendas em volume da Coca-Cola na América do Norte vem de produtos como Coca Diet e Coca Zero. Porém, em mercados como América Latina, os produtos respondem por apenas 18% das vendas. Na China, por apenas 10%. No início do ano, a marca já fazia esforços para tratar do tema obesidade. Em janeiro, ela lançou uma campanha para que as pessoas fizessem atividades prazerosas, como divertir-se com os amigos, para queimar calorias. Foi a primeira vez em seus 127 anos que ela decidiu falar do componente caloria em sua comunicação publicitária. A empresa também vai continuar investindo em embalagens de tamanhos menores e em novos adoçantes, como o estévia, “porque acredita que a escolha do consumidor se baseia em vários sabores, formatos e tamanhos”, disse por meio de nota oficial.