A Coca-Cola estreia no Brasil “Abra a Felicidade”, a versão nacional da sua nova campanha global – “Open Happiness”. Integrada por um abrangente plano de mídia, que contempla dois filmes para TV, ações em internet, mídia exterior e cinema, a campanha teve como pontapé inicial a veiculação do filme “Furto”, de um minuto de duração, durante um intervalo do Fantástico, da TV Globo, na noite do último domingo (14).

“Abra a Felicidade” substitui a campanha “Viva o Lado Coca-Cola da Vida”, lançada no Brasil em outubro de 2006. 

De acordo com Ricardo Fort, diretor de marketing da marca na Coca-Cola Brasil, a nova campanha é uma evolução da anterior, uma renovação dos votos de otimismo que a marca Coca-Cola carrega no DNA desde seu surgimento, há 123 anos. A identidade visual da marca não muda, nem seus valores. Coca-Cola continua convidando as pessoas a viver com mais otimismo, mas agora de forma mais clara e direta.

“O convite da marca se refere à capacidade que cada um de nós tem de encontrar motivos para ser feliz, independente do contexto. Poucos povos no mundo fazem isso melhor do que os brasileiros, assim como poucas marcas no mundo podem falar de felicidade com tanta propriedade como Coca-Cola”, comenta Ricardo.

Assinada pelos escritórios dos Estados Unidos e da Holanda da agência Wieden + Kennedy, e adaptada pela Ogilvy & Mather Brasil, a campanha “Abra a Felicidade” se caracteriza pela mistura de magia e situações simples do dia a dia.

No filme “Furto”, em formato de animação, insetos unem forças em um plano coletivo para beber a Coca-Cola de um rapaz que descansa, deitado em um gramado. Enquanto ele cochila, joaninhas, abelhas, grilos e besouros se unem para levar a Coca-Cola para longe e compartilhá-la com os demais insetos, em uma sequência de ações pontuada pela envolvente trilha sonora do filme “Pedro e o Lobo”.

Já o filme “Biblioteca” retrata a aproximação de dois adolescentes durante uma sessão de estudos, em uma mistura de cenas reais e efeitos de animação que dão um toque mágico à situação. Tudo começa com uma troca de olhares, que se torna mais intensa quando começam a exibir, um ao outro, desenhos a caneta feitos nas próprias mãos e braços. Os rabiscos ganham vida e formam personagens, que acenam um para o outro, manifestando interesse mútuo. De repente, o garoto desenha no antebraço uma garrafa contour de Coca-Cola e é correspondido imediatamente pela garota, que rascunha na própria pele um copo e cubos de gelos. A transferência do líquido de Coca-Cola da garrafa para o copo que simboliza o momento de troca de energia entre os dois.

A mídia exterior é outro destaque da campanha. As peças fazem referência a como pode ser delicioso abrir a felicidade, explorando graficamente a beleza e a refrescância do líquido de Coca-Cola, por meio de manifestações de satisfação (“Ahhh”) e de expectativa (“Fizzzshh”).

 No site de Coca-Cola (www.cocacola.com.br), a campanha “Abra a Felicidade” disponibiliza uma série de conteúdos interativos, como wallpapers, ringtones e emoticons. O usuário também poderá ouvir o single “Open Happiness”, que está fazendo sucesso lá fora com uma música sobre o convite de Coca-Cola, compostas especialmente para a marca por artistas que despontaram no MySpace: Cee-lo Green, Brendon Urie, Patrick Stump, Janelle Monáe, e Travis McCoy.

Para assistir ao filme “Furto” clique aqui, e para ver “Biblioteca” aqui.

Fichas técnicas:

Filmes TV “Furto”

Ficha Técnica “Furto”
Cliente: Coca-Cola Brasil
Agência criação: Wieden + Kennedy USA
Agência adaptação: Ogilvy & Mather Brasil
Produto: Coca-Cola
Título original: Heist
Título adaptação: Furto
Produtora: Psyop, Los Angeles, Califórnia
Produtora de trilha: Peter & The Wolf Music, New York
Arranjos: Stimmung Music, Santa Monica, Califórnia
RTVC adaptação: Patricia Côrtes, Henrique Gomes
Produtora adaptação: Fulano Filmes
Direção adaptação: Ronaldo Soares
Finalização adaptação: Fulano Filmes
Atendimento Ogilvy Brasil: Ana Paula Perdigão, Claudia Bastos,Gabriela Malta
Aprovação cliente: Luciana Féres, Ricardo Fort, Marry Zerkowski, Ana Paula Castello Branco e Tatiana Leite

Ficha Técnica Biblioteca

Cliente: Coca-Cola Brasil
Agência criação: Wieden + Kennedy Amsterdam, Holanda
Agência adaptação: Ogilvy & Mather Brasil
Produto:Coca-Cola
Título original: Library
Título adaptação: Biblioteca
Produtora: MJZ, Londres
Produtora de trilha: Tony Rapaccioli, Wave, Londres
RTVC adaptação: Patricia Côrtes, Henrique Gomes
Produtora adaptação: Fulano Filmes
Direção adaptação: Ronaldo Soares
Finalização adaptação: Fulano Filmes
Atendimento Ogilvy Brasil: Ana Paula Perdigão, Claudia Bastos, Gabriela Malta
Aprovação cliente: Luciana Féres, Ricardo Fort, Marry Zerkowski, Ana Paula Castello Branco e Tatiana Leite