Xavier Zarazúa, presidente da Coca-Cola Brasil

O mercado brasileiro definitivamente está em alta para a Coca-Cola. A multinacional deve investir R$ 11 bilhões no País até 2014, contando com o montante aplicado em 2010. Apenas em 2011, o investimento será de R$ 2,5 bilhões. A maior parte da verba será desinada para a ampliação e abertura de fábricas, além da transformação das que já existem em fábricas ecologicamente corretas.

Os dados foram apresentados durante a divulgação do balanço anual da Coca-Cola esta manhã, no Rio de Janeiro. Xavier Zarazúa, presidente da Coca-Cola Brasil, antecipou que a meta da multinacional é que o País seja o segundo mercado da Coca-Cola no mundo, superando assim México e China. Atualmente, o Brasil é o quarto mercado mundial da Coca-Cola. Os Estados Unidos são o maior mercado para a companhia.

“O Brasil tem um papel crítico relevante não só como país, como para a América Latina e para o mundo. Tivemos um crescimento histórico em volume de vendas, de 11%, mais que o dobro que a América Latina e o mundo. O Brasil está no ‘spot’. O sistema brasileiro de fabricantes de Coca-Cola teve a sua melhor perfomance em 30 anos. O mercado brasileiro cresce há 27 trimestres”, destacou o presidente da companhia no Brasil. Em 2010, a multinacional teve um crescimento em volume de vendas de 5% na América Latina e também mundialmente.

No total, foram comercializados 10,6 bilhões de litros de bebidas da Coca-Cola no país em 2010. Zarazúa não quis antecipar números para este ano. “Mas estamos fazendo o maior investimento que a indústria de refrigerantes já viu. Não posso prever o faturamento e o crescimento para 2011 só que a nossa expectativa é que acompanhe o nível de investimento e registremos o maior faturamento e crescimento da história”, antecipou.

Para ele, o Brasil tem um fôlego tremendo e o cenário economicamente favorável implicou nos resultados positivos da empresa. “O poder aquisitivo está melhorando, a classe C incorporou muitos consumidores ao mercado, com poder de experimentar novas coisas. Nosso objetivo é satisfazer os consumidores e por isso abraçamos todas as categorias”, disse referindo-se ao extenso portfólio de produtos da companhia.

As vendas da marca Coca-Cola tiveram um desempenho ainda melhor que o total de produtos da companhia no Brasil. O refrigerante sozinho registrou um crescimento de 12,5% nas vendas em 2011. O resultado brasileiro é destaque no cenário mundial da multinacional. Zarazúa não quis dizer exatamente em qual colocação o País ficou, mas destacou que entre os 10 maiores mercados da Coca-Cola no mundo, o crescimento brasileiro está entre os três maiores.

Ele classificou a Coca-Cola como uma companhia total de bebidas. “Continuamente procuramos novas categorias e nichos de mercado e posso prometer que teremos surpresas pela frente”, antecipou.

por Teresa Levin