A Copa do Mundo 2014 foi o marco inicial das operações do centro de real time marketing que a Coca-Cola instalou no Brasil. A marca estabeleceu o país como o primeiro para receber a iniciativa, que foi anunciada durante o Cannes Lions. Trata-se de um projeto para conduzir as ações da marca de forma integrada em todas as disciplinas do marketing em que atua.
O QG do projeto fica na sede da empresa, no Rio de Janeiro, equipado para produzir vídeos, monitorar e interagir nas redes sociais durante os 64 jogos da Copa, que a marca pode explorar por ser parceira da Fifa. Ao todo, 50 profissionais atuarão na construção da plataforma integrada. Participam do projeto as agências JWT, Mutato, KOLAB, Movimento, DP6, e-Life e Talk.
Uma das atividades do centro será veicular, durante o mundial, filmes e mashups para TV e redes sociais, sendo alguns com temática específica para os jogos do Brasil e outros com imagens feitas durante as partidas, no calor da torcida. Sem roteiros pré-definidos, a ideia é capturar a atmosfera dos jogos, enquanto eles acontecem.
“Não se trata de um projeto apenas para a Copa do Mundo, como se fosse um war room. Nós acreditamos que essa é a forma ideal de se fazer marketing pensando no futuro e estamos criando uma estrutura permanente, um novo jeito de se conectar com o consumidor”, afirma Adriana Knackfuss, diretora de real time marketing da Coca-Cola.