A Coca-Cola foi abrigada a se retratar publicamente na Austrália após veicular anúncio no qual a atriz Kerry Armstrong falava que o produto não causa obesidade, cárie dentária e nem é cheio de cafeína.
Nos anúncios, veiculados em revistas em outubro do ano passado, a atriz foi expostas como a “mãe destruidora de mitos”, justamente por afirmar nas peças que agora que ficou claro o que é mito é o que não é sobre Coca-Cola, ela poderia servir o produto com tranquilidade a sua família. “Sentimos que era hora de declarar os fatos e ajudá-lo a compreender a verdade por trás a Coca-Cola”, dizia o anúncio.
A Comissão de Competição e Consumo da Austrália, responsável em defender os direitos dos consumidores daquele país, ordenou que a empresa publique campanha publicitária nacional corrigindo a mensagem, considerada enganosa. O órgão considerou que a propaganda pode induzir o consumidor ao entendimento de que os pais podem incluir Coca-Cola na dieta familiar sem qualquer consideração. O produto contém açúcar, cafeína e nutrientes ácidos, que em determinada dose de consumo, pode sim ser prejudicial os dentes e provocar obesidade.
A empresa terá de publicar anúncios corretivos em jornais em todo o país, bem como executar correções em seu website. A Coca declarou que não tinha intenção de enganar os consumidores e que irá trabalhar com a Comissão para criar a correção dos anúncios. As informações são do The Australian.