O Sistema Coca-Cola Brasil anunciou o investimento de R$ 1,75 bilhão no Brasil em 2009. O valor, 16,6% maior que o de 2008, foi revelado na tarde desta quinta-feira (12) pelo presidente da Coca-Cola Brasil, Xiemar Zarazúa. A verba inclui os investimentos em marketing e infra-estrutura. O Sistema Coca-Cola Brasil registrou um crescimento de 7% em volume de vendas no ano passado, o que garantiu novamente ao Brasil a posição de terceiro mercado mundial da marca, atrás apenas dos Estados Unidos e México.
Mundialmente, a marca registrou um crescimento de 5% e, na América Latina, o número foi de 8%. No caso do Brasil, o presidente da Coca-Cola comentou que o crescimento tem sido consistente nos últimos quatro anos. “Esperamos em alguns anos ser o segundo mercado mundial da Coca-Cola”, disse o presidente.
Zarazúa destacou que a crise econômica está em todo o mundo, mas que o investimento que está sendo feito é fruto da confiança em um planejamento de longo prazo. “Nossa previsão é de crescimento para este ano. Sem dúvida, a crise está afetando a todos, mas vamos ter um nível de investimentos necessário para fazer acontecer as estratégias”, comentou.
Ele acrescentou que a expectativa mundial da empresa também é positiva. “Ainda não vimos desaceleração no negócio”, explicou, acrescentando que a intenção é continuar com o ritmo de crescimento em 2009. “Nosso investimento é eloquente. Mostra a confiança no País e a crença na nossa estratégia de longo prazo”, concluiu.
Durante o encontro no Rio de Janeiro, Ricardo Fort, diretor de marketing da Coca-Cola, também anunciou o lançamento do Kuat Eko, mistura de guaraná com chá verde que é uma das apostas da empresa para este ano. “Achamos que ele vai causar uma mudança no mercado de guaraná. Estará em todo o Brasil nas próximas semanas”, informou.
O produto já está disponível em algumas praças mas o seu lançamento começará a ser divulgado na mídia a partir do Carnaval. O Kuat Eko terá uma ação específica no Carnaval de Salvador, fruto de parceria da Coca-Cola com a Band. A partir de março, contará com uma campanha completa criada pela Santa Clara.
Por Teresa Levin