Uma das principais causas de morte no Brasil, as doenças cardiovasculares são, em sua maioria, silenciosas. Uma dessas condições é a aterosclerose, que é a formação de placas de gordura nas artérias, que podem causar bloqueio no fluxo sanguíneo. O quadro está associado à ocorrência de eventos cardiovasculares como infarto e acidente vascular cerebral (AVC).

Diante desse cenário, a Novartis apresenta a campanha “Colesterol Alto, Não!”, em parceria com a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp), GAC (Grupo de Advocacy em Cardiovascular) e Instituto Lado a Lado pela Vida. A ação quer conscientizar a população por meio de ações on e offline sobre os riscos invisíveis do colesterol alto para a saúde.

Ação tem o objetivo de alertar a população sobre os riscos invisíveis do colesterol (Divulgação)

Com duração de julho a dezembro, a campanha contará com a participação de embaixadores responsáveis por engajar o tema entre os seus seguidores nas redes sociais. Um deles é o atleta Diego Hypólito, que abordará a importância do tratamento precoce, fatores hereditários e a diferença entre o colesterol “bom” (HDL) e “ruim” (LDL). Somam-se ao time de influenciadores a ex-Masterchef Elisa Fernandes e a nutricionista Andrea Santa Rosa Garcia.   

A campanha “Colesterol Alto, Não!” também terá peças de divulgação nas estações de Metrô de São Paulo e em TVs de elevadores de diversos bairros da capital, além de matérias na imprensa reforçando a importância do controle do colesterol e como é possível controlar e conviver bem com a doença.

O call to action da campanha é a mensagem: “Quando entope, a vida para”, que incentiva a população em geral a cuidar do coração e procurar um médico antes mesmo dos sintomas. Isso porque, por ser uma doença silenciosa, a aterosclerose acaba sendo diagnosticada quando os riscos cardiovasculares são iminentes.