O colombiano Christian Reslen, diretor de criação da Alma DDB, agência para o mercado hispânico nos Estados Unidos, falou nesta manhã (16) no Fiap 2008 (Festival Iberoamericano de Publicidade), sobre o futuro da propaganda além do comercial de 30 segundos.
Reslen, que também foi jurado de rádio no festival, que começou na segunda (14) e será realizado até sexta (18) no Sheraton Hotel Buenos Aires, disse que a publicidade das marcas tem de ser baseada no mix de mídias. Ele mostrou o case do tirador de manchas Clorox, que optou por criar uma série com 130 episódios sobre a fórmula secreta de uma fábrica de chocolates para mostrar a eficácia do produto.
“A marca e a agência chegaram à conclusão que não seria possível alcançar o público com um comercial de 30 segundos”, acrescentou o publicitário. Durante o período em que a série foi transmitida pela Telemundo, a marca também criou um hotsite e campanhas promocionais no PDV. Marcello Serpa, sócio e diretor de criação da AlmapBBDO, encerra o ciclo de palestras hoje (16), com o tema “A importância da criatividade latinoamericana para a publicidade mundial”.
Ontem, Rui Porto, consultor de comunicação da Alpargatas, mostrou o case “Havaianas, um fenômeno mundial” contando como uma sandália sem prestígio se transformou em objeto de desejo mundial. “O trabalho de reposicionamento da marca começou em 1994. Passamos de 73 milhões de pares vendidos para 162 milhões. São mais de 60 comerciais criados pela AlmapBBDO e filmados pela Cine até agora para o mercado brasileiro”, afirmou.
Kelly Dores, de Buenos Aires