Com os resultados oficiais de 11 competições das 15 do Cannes Lions 2012, o Brasil já totaliza 68 Leões e tem grandes chances de bater mais um recorde de prêmios no maior festival de comunicação mercadológica do mundo.
Na verdade, o número já é igual ao total de Leões conquistados em 2011, mas no ano passado, em julho, cerca de um mês após o término do festival, dois Leões brasileiros, um de prata e um de bronze, ambos criados pela agência Moma para a Kia, foram suspensos pelo festival. Ou seja, em números reais, o Brasil ficou com 66 Leões em 2011.
A suspensão dos prêmios da Moma ocorreu após acusações de falta de autorização do cliente para a criação/veiculação das peças. A campanha premiada também recebeu acusações de apologia à pedofilia. As peças polêmicas, uma Leão em Press e outra em Outdoor, tinham os títulos “Professor” e “Princesa”.
Neste ano, até o momento, os 68 Leões do Brasil foram conquistados nas seguintes competições: Promo & Activation (oito), Direct Lions (cinco), Media Lions (quatro), Radio Lions (cinco), Outdoor Lions (16), Press Lions (18), Design Lions (seis), Cyber Lions (três) e Mobile Lions (três). O Brasil não conquistou prêmios em PR Lions e Creative Effectiveness Lions.
Falta ainda ser divulgado o resultado de Film Lions, Film Craft Lions, Titanium and Integrated Lions e Branded Content & Entertainment Lions. Os Leões dessas áreas serão divulgados no próximo sábado (23), no encerramento do Cannes Lions 2012.