A Globo está iniciando uma extensa batalha contra a cobertura de alguns dos principais portais da internet brasileira em relação ao “Big Brother Brasil 14”, programa exibido em sua grade e realizado em parceria com a Endemol. A emissora, juntamente com a produtora de conteúdo – ambas detentoras dos direitos e do formato do reality show –, conseguiram junto à 5ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro uma liminar que proíbe sites específicos de cobrir a atração.
Um dos principais alvos é o UOL. De acordo com a liminar, o portal deve “se abster da exploração comercial e utilização indevida de imagens, marcas, textos, elementos e/ou trechos dos programas BBB, bem como de quaisquer outras marcas e elementos sob a exclusiva titularidade da TV Globo e da Endemol”, citando especificamente sua homepage e o canal televisão.uol.com.br/bbb. De acordo com o próprio UOL, o descumprimento da decisão implica em multa diária de R$ 100 mil.
Outro portal impactado é o R7, controlado pela concorrente Record. De acordo com fontes do propmark, o canal criado para a cobertura especial do BBB teve sua atualização interrompida e, de imediato, não há planos de continuar recebendo conteúdo. Os links e chamadas que apareciam na homepage também foram retirados. O motivo também teria sido a liminar da Globo. O Terra também seria alvo da liminar, mas, ainda segundo fontes, continuaria com sua cobertura regular pois não teria sido informado até o momento.
Em nota, o UOL destaca que a censura à cobertura do BBB não tem precedentes em sua história. “Há 14 anos, o portal oferece a mais completa e independente cobertura do ‘Big Brother Brasil’, à qual aplica os mesmos valores e princípios jornalísticos que norteiam toda a produção de conteúdo. No mesmo período, o UOL produziu reportagens sobre outros realities shows de grande repercussão, tais como ‘Casa dos Artistas’, do SBT, e ‘A Fazenda’, da TV Record”, enfatiza.
A empresa, que ainda recebeu a solicitação de apagar todo o histórico de cobertura das 13 edições anteriores da atração, diz que tomará as medidas cabíveis para reverter a decisão, citando parceiros do grupo, como Folha de S.Paulo, Notícias da TV, Na Telinha, Vírgula e Caras, para os leitores que pretendem acompanhar as notícias referentes ao BBB. Já o R7 não se posicionou sobre o assunto.
A Globo se posicionou sobre o assunto na noite desta terça-feira (18). “A ação não tem o objetivo de impedir o site de produzir matérias jornalísticas sobre o programa. A cobertura jornalística do programa é livre e pode ser feita por qualquer veículo. Vários sites cobrem o BBB regularmente, sem violar direitos autorais. Só não é possível camuflar a exploração não autorizada de conteúdo protegido pelos direitos autorais sob uma fantasia de cobertura jornalística”, afirmou a emissora por meio de seu departamento de comunicação.
*Atualizado às 20h25