Faz quase um mês que a Disney iniciou a campanha global “É Hora de Celebrar – Coragem e Gentileza”, que ocorre durante 18 meses e convida o público da América Latina a se conectar com as histórias das Princesas Disney, celebrando valores como coragem e gentileza. O start em abril

A ideia é celebrar mulheres de todas as idades ao redor do mundo e incentivá-las a viverem com coragem, empatia e gentileza, sendo elas mesmas, além de fazer coisas boas ao próximo e cuidar do planeta. Para isso, a comunicação tem ações previstas nas múltiplas plataformas da Disney e inclui uma música original, novos conteúdos temáticos, histórias reais de jovens no Brasil, México e Colômbia, produtos licenciados e experiências diversas.

Filme mostra paralelo entre filmes da Disney e ações na vida real (Reprodução)

Nesta quinta-feira (2), estreia o single “Começou” interpretado por Agnes Nunes. A música será lançada na programação da Rádio Disney Brasil e, no dia seguinte, entra em diferentes plataformas digitais junto com um videoclipe que estreará no canal oficial da empresa no YouTube, nas contas oficiais da Disney Princesa Brasil no Instagram e no Facebook, além dos canais Disney Channel e Disney Junior.

Cristina Giosa, Chief Marketing Officer da The Walt Disney Company para a América Latina, comenta a estratégia. “Disney Princess tem histórias que conectam gerações que cresceram com personagens diferentes, da Branca de Neve à Moana, mostrando histórias que evoluem ao longo do tempo, com personagens autênticos, que refletem todo o nosso público, tanto meninos como meninas e adultos. Coragem e gentileza são valores universais que permeiam todas essas histórias e permanecem atemporais”, diz.

Pilares da campanha
Luiza Queiroz, head de Franchise Marketing Brasil, CPGP, The Walt Disney Company Brasil, explica que a franquia das princesas tem histórias diversas conectando as gerações, desde Branca de Neve a Moana, mostrando até a evolução do papel da mulher na sociedade. “Coragem e gentileza são valores transversais a todas essas histórias. Ser princesa Disney é mais do que um título, é uma atitude. E a gente vem reforçando isso ao longo dos anos. Em 2015 lançamos o Sou princesa, sou real; em 2019 fizemos a Atitudes que brilham, e agora a gente vem com É hora de celebrar”, contextualiza.

A executiva indica que a nova estratégia tem quatro pilares: música com o tema “Começou”; o de diversão, com foco nos novos conteúdos; o social, com histórias reais de três meninas, sendo uma brasileira; e o de fashion e moda.

No pilar de diversão, o site já disponibiliza sete novos livros digitais gratuitos, com histórias que refletem coragem e gentileza e são protagonizadas por Anna, Elsa, Moana, Tiana, Ariel, Bella e Cinderela. Cada livro conta com ilustrações de artistas internacionais, incluindo a brasileira Nathanna Erica.

Já o Disney+, serviço de streaming por assinatura da The Walt Disney Company, terá uma seção especial com filmes clássicos e recentes das princesas. Nessa mesma seção, a partir do dia 28 de maio, será lançado o curta-metragem “The Little Prince(ss)” da Disney Launchpad, que mostra os questionamentos de um pai em relação à atitude feminina de seu filho.

No pilar social, em junho serão divulgadas as histórias de três jovens, dos países Brasil, Colômbia e México. Elas contarão seus exemplos de coragem, superação e solidariedade para inspirar e transmitir essa mensagem.

Do lado de licenciamento, a campanha prevê algo bem robusto, com itens exclusivos de Hering, Pandora, Vivara, Riachuelo, Pernambucanas, Marisa, C&A e Hasbro. O segundo semestre de 2021 terá também novidades de nomes como Lucas Anderi (noivas) e Andrea Colli (joias) com peças exclusivas.

Em agosto, como parte da Semana Mundial das Princesas terá sete novos vídeos com as princesas live actions. No Brasil, a campanha tem a atriz e influenciadora digital Giovanna Ewbank como embaixadora. “O Brasil tem uma relevância muito grande no nosso portfólio”, afirma a executiva.

Ações presenciais dependem do andamento da pandemia e das condições permitidas pelos órgãos de saúde. “A campanha vai até agosto de 2022. Estamos focando nesse ano, mas estamos desenhando todo o calendário do ano que vem. Temos eventos planejados, pop up stores, mas muitas coisas on hold, porque não sabemos o que vai acontecer. Mas temos tudo planejado”, diz.

Recentemente a Disney lançou a animação “Raya e o Último Dragão”. A protagonista ainda não é considerada na franquia princesas, mas isso deve ser apenas questão de tempo. Sempre se renovando, a empresa prepara novas histórias e não descarta uma aproximação maior entre as narrativas. Em 2012, durante o Detona Ralph, o público viu a aprovou o encontro entre todas as princesas da casa. “Foi tão bem aceita, foi uma coisa que conectou tanto, que trouxemos o look and feel especialmente para crianças. Elas estão juntas, com essa atitude. Vamos nos nutrindo de tudo que o consumidor fala para gente.”

Em Detona Ralph, princesas aparecem juntas e interagem em diversos momentos (Reprodução)