Dalton Pastore, presidente da Abap (de terno claro), com a Comissão dos Notáveis

Na tarde desta segunda-feira (7), a Abap (Associação Brasileira das Agências de Publicidade) promoveu reunião em São Paulo com a Comissão de Notáveis sob a liderança do publicitário Sérgio Amado, presidente do Grupo Ogilvy no Brasil.

A principal deliberação do encontro foi a criação do Fórum Permanente de Comunicação, sugestão que será examinada pela plenária do IV Congresso de Publicidade que começa na próxima segunda-feira (14) e se estende até o dia 16. Outra sugestão que surgiu na reunião é a mudança do nome para a quinta edição do evento: V Congresso Brasileiro da Indústria da Comunicação. Segundo Dalton Pastore, a mudança reflete o momento atual do negócio. “Fica muito restrito à publicidade, embora esteja claro que toda a cadeia está envolvida nesta edição do Congresso. Porém, a plenária vai examinar a alteração e talvez até a data do próximo congresso”, sintetizou Pastore.

A liberdade de expressão também dominou parte importante da reunião. “Vivemos um momento no qual temos que zelar por todos os tipos de liberdade, não só a comercial como a de conteúdo”, frisou Nelson Sirotsky, presidente da ANJ (Associação Nacional de Jornais). “O IV Congresso vai defender a liberdade de expressão comercial. Há muitas restrições à publicidade no País e isso pode significar menos recursos para as agências e conseqüentemente para os veículos de comunicação”, observou Pastore, ressaltando que o tema liberdade vai impregnar todas as comissões da quarta edição do encontro.

Luca Cavalcanti, diretor de marketing do Bradesco, vê como “grande oportunidade” o IV Congresso. “Os anunciantes devem estar atentos porque se por um lado eles viabilizam economicamente as agências de publicidade, por outro eles dependem das idéias criativas desses fornecedores. Essa combinação é que resulta em um mercado forte. Essa é uma oportunidade para se compreender as demandas das agências brasileiras que estão entre as melhores do mundo. Viajo muito e sempre agendo visitas a algumas agências e vejo que não devemos nada a ninguém. O anunciante deve estar preparado para um diálogo mais profundo com as agências para poder pedir e receber um serviço melhor. Quanto maior for o conhecimento dos anunciantes, melhores serviços terão das suas agênncias”, enfatizou Luca Cavalcanti.

Sérgio Amado destacou que a reunião com os chamados notáveis vai exercer influência no evento que começa na próxima segunda-feira (14). “Quem esteve aqui não está no dia-a-dia do evento, mas tínhamos que ouvi-los para levarmos idéias e conteúdos para as comissões e também para a plenária. A liberdade de expressão dominou a reunião”, disse o presidente do Grupo Ogilvy.

A Comissão de Notáveis é formada por Willy Haas (Rede Globo de Televisão), Jairo Mendes Leal (Editora Abril), Caco Azulgaray (Editora Três), Nelson Sirotsky (ANJ e Grupo RBS), Fernando Madeira (Terra), Guilherme Stoliar (SBT), Walter Zagari (Rede Record), Alex Periscinotto (SPG&Associados), Roberto Duailibi (DPZ), Fabio Fernandes (F/Nazca  Saatchi & Saatchi), Alexandre Gama (NeogamaBBH), Roberto Justus (Y&R), Luca Cavalcanti (Bradesco), Luis Carlos Dutra (Unilever), Marcos Simões (Coca-Cola), Marcos Caetano (Unibanco), Armando Ferrentini (Editora Referência) e José Carlos de Salles Gomes Netto (Grupo Meio&Mensagem).

Paulo Macedo