Todos somos criativos, de qualquer área. Nas startups, houses, departamentos de marketing e agências. No meio de tanta demanda por criatividade, tenho conversado com pessoas que admiro e colecionado algumas observações, toques e verdades sobre como melhorar a criatividade.

Proteja o seu foco.
No mundo instantâneo que vivemos, temos pelo menos 200 mensagens diárias clamando para serem vistas. Um bom hábito é criar uma bolha de silêncio para concentrar em um único problema a ser resolvido. Dar mais profundidade a solução de um problema é um diferencial tremendo. Seus clientes vão sentir a diferença. O extra-mile da criatividade é tentar um pouco mais. Desligar o celular, não responder e-mails, fazer algo profundamente por um tempo até reduzido, mas com qualidade. Foco é luxo. Silêncio é poder.

O jogo da criatividade eficaz é basquete.
Criatividade é em time. Mas time pequeno. Todos craques. Não adianta quantidade. Mas também não dá pra ter jogador que não defende bem também. Só atacar é fácil, mas o jogo da criatividade é ganho também na defesa. Nos fundamentos. Na técnica. O que você faz sozinho, em grupo, no grupo certo, leva metade do tempo e bem menos energia. Já vi pessoas geniais que poderiam fazer tudo sozinhos, mas, como me disse o Olivetto, quem bate todos os penalties uma hora erra.

A originalidade é o DNA das lendas da publicidade.
Criar em alto nível é algo possível. Mas é preciso dedicação, foco e tempo. Conhecer o que já foi feito mostra os caminhos e mapas mentais onde as ideias seguem. E uma hora dessas a originalidade acaba acontecendo e sua ideia trilha um caminho só dela. Procure focar toda sua energia para aquilo que vai mudar a história da sua empresa e do seu negócio na próxima semana, nos próximos três meses. E deixe o restante para outra pessoa.

Energia é tão importante quanto talento.
Talento é um músculo que você exercita e fica mais forte e definido com o treino
e os exercícios diários. Por isso você precisa proteger a sua energia. Escolher o ambiente certo para trabalhar, as pessoas menos
tóxicas e com uma visão de conquista
semelhante é fundamental. Vale para quem está acima e para quem está abaixo também. Proteger a sua energia diariamente
é a fonte da longevidade da carreira e a certeza de que ela será usada no momento
certo.

Você está na indústria do impacto.
Todos postam, todos criam, todos fazem conteúdo. Uma agência e os criativos precisam fazer o que bilhões de pessoas fazem com algo que é raro: impacto. Alguns conseguem isso uma vez ou outra. O ponto é fazer disso um hábito.

Criatividade dá trabalho.
Todas as ideias criativas originais e eficazes são difíceis de produzir. Ou são fáceis de produzir, mas dificílimas de planejar. Ou então precisam de tanta coragem que muitos avaliam se vale a dor
de cabeça de colocar na rua. Campanhas criativas precisam de investimentos e geralmente dão muito trabalho para
os clientes. E, quem contrata alguém para ter mais trabalho? Bem, quem tem visão inovadora contrata. Porque sabe que só
a criatividade traz benefícios duradouros para a marca e para a carreira.

Deixe o craft guiar sua carreira.
Qualquer nota não faz uma boa melodia. Qualquer melodia não cria um sucesso. Por isso dedique-se de corpo e alma a tirar o melhor que puder de um trabalho. Harmonizá-lo e levá-lo a altos níveis de execução. O craft é o movimento das ideias. É o seu estilo. Saiba encontrar o craft pelo seu caminho.

Prefira pessoas que gostem mais de criatividade do que de dinheiro.
Em agência boa de verdade os donos pensam mais em ajudar as empresas dos seus clientes. Agências em que geralmente a gente não se sente bem são aquelas que pensam mais nos próprios problemas, que geralmente têm a ver com dinheiro. Empresas, startups, agências, produtoras que têm ambições artísticas e criativas são os únicos lugares que vão acabar reconhecendo o seu talento.

Flavio Waiteman é CCO-fundador da Tech and Soul (flavio.waiteman@techandsoul.com.br)