“Não sabemos exatamente quando nossa frota voltará aos céus com força total, mas temos certeza de que esse retorno vai ocorrer e será parte de um momento memorável do Brasil e do mundo, porque estaremos prontos para compartilhar os aprendizados, retomar os planos de futuro individuais e coletivos e reencontrar aqueles que mais amamos.”
O trecho está no texto “Da nossa para a sua família”, carta do CEO da Gol Linhas Aéreas, Paulo Kakinoff, aos passageiros. Na mensagem enviada por e-mail aos clientes, ele celebra a relação com os brasileiros e fala da companhia.
A Gol suspendeu seus voos internacionais até o fim de junho. Incluindo as operações domésticas, a redução chega a cerca de 90%. Até 3 de maio, a empresa mantém operações para as capitais com uma malha essencial de 50 voos diários, a partir de Guarulhos (SP).
Os ajustes para continuar voando são gerais. Segundo a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), desde 28 de março, as companhias operam a malha essencial divulgada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Há uma média de 177 voos diários para as 26 capitais, o Distrito Federal e mais 19 cidades, totalizando 46 destinos. O objetivo é manter o país conectado, com transporte gratuito de profissionais de saúde, medicamentos e equipamentos para combater a pandemia de Covid-19.
A Azul reduziu sua capacidade consolidada em 90% e opera 70 voos diários para 27 cidades. Por enquanto, a empresa terá três voos internacionais por semana com direção à Europa e aos Estados Unidos, partindo de Campinas (SP).
Apesar de ver como bom começo as primeiras medidas do governo federal, ela avalia que o país precisa de mais. “É necessário que políticas mais contundentes sejam adotadas para garantir apoio ao setor aéreo durante este cenário de incertezas. Governos de outros países já anunciaram ações de apoio às empresas aéreas”, explica.
Já o Grupo Latam Airlines, que reduziu em 95% suas operações para abril e maio, mantém voos domésticos reduzidos no Brasil e no Chile. No mercado internacional, deve operar em maio as rotas Santiago-Miami e São Paulo-Miami, com seis e três frequências semanais, respectivamente.
A empresa explica que segue avaliando de forma contínua essas medidas com base nas restrições de viagem nos diferentes países e na queda da demanda de passageiros provocadas pela pandemia.
Futuro no ar
Segundo a Anac, ainda não é possível mensurar o real impacto da malha aérea de abril. Mas para nível de comparação, a demanda (medida em passageiros quilômetros pagos) por voos domésticos caiu 32,9% em março, na comparação com mesmo mês de 2019: foram 4,9 milhões de passageiros pagos ante 7,7 milhões em igual período do ano anterior.
Nesse momento, a principal demanda do setor é a abertura de linhas de crédito para fluxo de caixa. O tema é tratado pelas empresas junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) em negociações avançadas. De acordo com o jornal O Globo, o crédito é estimado em R$10 bilhões, mas os lados divergem sobre os termos do acordo.
“A Anac considera o transporte aéreo parte fundamental da estratégia brasileira para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. Desde o início do estado de alerta, todo o sistema de aviação tem se organizado para garantir que o Brasil se mantenha conectado e com o rápido deslocamento de pessoas e insumos necessários para salvar vidas”, ressalta a agência.
Para estimular a retomada, a Azul criou o “Bilhete Viagem”, com pacotes de viagem que podem ser feitas até abril de 2021. Daniel Bicudo, diretor do Azul Viagens, comenta a ação. “É para possibilitar que nossos clientes aproveitem ao máximo as promoções que temos e se planejem pensando apenas no estilo de viagem que pretendem fazer, deixando para escolher a data e o destino mais pra frente”, diz. A operadora também está com a campanha “Os sonhos nunca param de voar”, criada pela Isobar.
A Latam tem passagens com tarifas especiais para o segundo semestre de 2020, com flexibilidade, e pacotes de viagens com mais benefícios na Latam Travel.
Já a Gol informa que, neste período de incerteza sobre o impacto e a duração da pandemia do coronavírus, está focada em oferecer seu serviço para os clientes que precisam realmente se deslocar, com alternativas flexíveis e convenientes.