O estudo “Novos hábitos digitais em tempos de Covid-19”, realizado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) em parceria com a Toluna, mostra que 61% dos clientes que compraram online durante a quarentena aumentaram o volume de compras digitais que normalmente fazem. Em 46% dos casos, esse aumento foi superior a 50%. O grande destaque foi a compra de alimentos/bebidas para consumo imediato, por delivery, que cresceu para 79% dos entrevistados.
A entidade conclui também que, ao experimentar o e-commerce em diversas categorias, os brasileiros estão efetivamente mudando seu comportamento de consumo. Mais da metade (52%) dos entrevistados está comprando mais em sites e aplicativos durante a quarentena e 70% pretendem continuar comprando mais online do que faziam antes do Covid-19. “Está havendo uma mudança real de comportamento e empresas que conseguirem se relacionar bem com os clientes neste momento terão uma grande vantagem no pós-crise”, avalia Eduardo Terra, presidente da SBVC.
Com o aumento da demanda no e-commerce, os prazos de entrega aumentaram. O estudo mostra que 69% dos consumidores notaram prazos mais elásticos, mas 57% consideram aceitável esse aumento. Somente 11% dos consumidores deixaram de comprar online devido ao prazo de entrega. “Nesta quarentena, as compras de muitas categorias passaram a ser mais planejadas e, com isso, um prazo de entrega mais alongado se tornou aceitável. A satisfação dos clientes, na faixa de 80%, mostra que o e-commerce vem conseguindo absorver bem o aumento de demanda”, conclui o executivo.
O estudo entrevistou 1.000 consumidores em todo o país. Dos respondentes, a maioria são mulheres (54%), casados(as) (47%), possuem em média 30 anos de idade e alguma atividade remunerada (76%). Pouco mais da metade (54%) reside na região Sudeste do Brasil, concentrando-se no estado de São Paulo (34%).