Em sessão realizada nesta quarta-feira (28), o Conselho de Ética do Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) decidiu, por unanimidade, arquivar o processo contra o comercial “Pôneis malditos”, criado pela Lew’LaraTBWA para a Nissan. Após o filme ir ao ar, o conselho recebeu 30 reclamações baseadas na associação de figuras infantis à palavra “maldito”. Na opinião do conselho, porém, a argumentação não teve força suficiente para resultar na proibição quanto à veiculação da peça.
“O comercial usou humor de forma irreverente para destacar as vantagens competitivas da Nissan frente à concorrência. Respeito quem considera a palavra ‘maldito’ ofensiva ao universo infantil, mas acho que houve um certo exagero, mesmo porque, durante a infância, sempre lemos e nos divertimos com histórias de bruxas e maldições. Respeitaria a decisão do Conar seja ela qual fosse, mas, neste caso, acho que eles tomaram a atitude correta”, declarou Luiz Lara, sócio da Lew’Lara e presidente da Abap (Associação Brasileira de Agências de Publicidade).
Por Heloísa de Oliveira