O Conselho de Ética do Conar (Conselho de Auto-Regulamentação Publicitária) realizou uma sessão extraordinária, nesta quinta-feira (26), para julgar 31 representações sobre propaganda de bebidas alcoólicas e desafogar a pauta sobre esse assunto.

Segundo a assessoria de imprensa do Conar, a maioria das propagandas de bebidas alcoólicas foi alvo de processo para que o conselho verifique se estão de acordo com as novas regulamentações, em vigência desde abril.

Na reunião desta quinta-feira (26), foi decidida a sustação por unanimidade de três campanhas: “Na compra de uma Daitirinha ganhe outra!”, por estimular o consumo excessivo de álcool, “Kaiser – Garotas nas tampinhas”, por ter apelo sensual, e “Ser brahmeiro é ser rico de amigos”, pela associação ao êxito social. Esta última, da Africa, o resultado teve agravante de advertência ao anunciante e sua agência.

Outras quatro representações foram arquivadas por unanimidade e uma, por maioria de votos.

O Conar sugeriu a alteração de 23 campanhas, 21 delas por problemas na frase de advertência. Segundo o Conar, além do conteúdo da sentença também é analisada a apresentação da oração, como a forma de locução ou o contraste das letras na tela.

Das 23 representações com pedidos de alteração, em seis foram expedidas advertências aos anunciantes e em outras cinco houve advertências para agências e anunciantes.

Todas as decisões são em primeira instância e, por isso, cabe recurso.

Cristiane Marsola