Duas das maiores seguradoras do País, Bradesco Seguros e SulAmérica, estão em processo de seleção para contratação de agência de publicidade. No Bradesco, apresentaram credenciais na última quinta-feira (15) a Lew’LaraTBWA, Fabra E* Quinteiro, NBS, Giovanni+DraftFCB, Loducca e Leo Burnett. Segundo fontes do propmark, a Loducca desistiu do convite por ter na sua carteira de clientes o Banco IBI, da rede de lojas IBI, que também tem seguradora na sua estrutura, o que caracteriza conflito.

A SulAmérica, que estava na MPM, também formulou convite à NBS, Giovanni+DraftFCB, Z+, GNova, Mood e Leo Burnett, como detalha  a fonte do propmark. A Mood, que tem como sócio o publicitário Aaron Suttom, foi convidada porque este profissional foi o responsável pela criação da Rádio SulAmérica Trânsito quando ainda comandava a criação da MPM. A MPM, com a conta há seis anos, não aceitou participar da concorrência que está sendo conduzida pelo executivo Zeca Vieira, diretor de marketing da seguradora.

Algumas agências foram convidadas para as duas concorrências, mas caso sejam habilitadas por um dos anunciantes, terão que abrir mão de um. O caso da SulAmérica, que vai apresentar na próxima semana uma ampla pesquisa de mercado para orientar as propostas técnicas, já é um sinalizador de que algumas deverão fazer opção antecipada, afinal são dados que detalham a visão que a empresa tem da concorrência. Uma das agências, que a fonte do propmark não identificou, já disse à SulAmérica que vai ficar apenas na disputa pelo Bradesco.

O Bradesco Seguros e Previdência, cujo marketing é comandado pelo executivo Jorge Nasser, deve ter verba anual de publicidade R$ 25 milhões, enquanto a SulAmérica tem orçamento declarado anual de marketing de R$ 50 milhões.

por Paulo Macedo