A confiança do consumidor atingiu, em novembro, o menor nível da série histórica iniciada em setembro de 2005. É o que revelou o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) desse mês, que caiu 4,2% em comparação com a retração de 10% em outubro. O dado foi anunciado nesta terça-feira (25) pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). O índice é composto por cinco quesitos contidos na Sondagem de Expectativas do Consumidor. Tanto as avaliações sobre a situação presente quanto as expectativas em relação aos próximos meses foram as menos favoráveis desde setembro de 2005.
Considerando a trajetória da pesquisa, o índice só tem apresentado queda. Na comparação com novembro de 2007, o ICC caiu 15,2%. No mês passado, o ICC apresentou queda de 10,4% no mesmo tipo de comparação. Com o resultado, o desempenho do indicador, que é calculado com base em uma escala de pontuação entre 0 e 200 pontos (sendo que, quando mais próximo de 200, maior o nível de confiança do consumidor), passou de 101,1 pontos em outubro para 96,9 pontos em novembro. No mesmo período, o Índice de Expectativas apresentou variação negativa, de 3,3%, passando de 99,5 para 96,2 pontos.
Segundo o estudo, em novembro, a queda do índice foi influenciada principalmente pela pior avaliação do consumidor a respeito da situação financeira familiar e pelo menor ímpeto para compras de bens duráveis nos próximos meses. A parcela dos que avaliam a situação financeira da família como boa reduziu-se de 20,6% para 17,0% entre outubro e novembro, enquanto a proporção dos que a avaliam como ruim aumentou de 13,9% para 16,1% do total.
Em relação às compras de duráveis, a parcela dos que pretendem gastar mais nos próximos seis meses diminuiu de 17,5% para 14,4%. A dos que projetam gastar menos aumentou de 32,9% para 35,6%.
O ICC é dividido em dois indicadores: o Índice de Situação Atual (ISA), que apresentou queda de 5,7% em novembro, após registrar taxa negativa de 12,7% em outubro, e o Índice de Expectativas (IE), que apurou taxa negativa de 3,3% esse mês, em comparação com a queda de 8,5% em outubro. A Sondagem de Expectativas do Consumidor é realizada com base numa amostra de mais de 2000 domicílios em sete das principais capitais brasileiras. A coleta de dados para a edição de novembro foi realizada entre os dias 31 de outubro e 19 de novembro de 2008.