Na primeira campanha criada pela DM9DDB, a Consul quer mais proximidade com o consumidor, fortalecendo laços emocionais. “É um momento-chave da Consul onde a gente evoluiu para falar da marca em vez dos produtos” afirmou a gerente-geral de marketing da Whirlpool para a marca Consul, Ana Calderon. A marca de eletrodomésticos tem penetração em mais de 50% dos lares brasileiros e é líder em refrigeradores e aparelhos de ar condicionado. Mas o consumidor não associava os eletrodomésticos à força da marca. “O consumidor achava que a Consul não estava mais na mídia porque ele não amarrava os filmes de diversos produtos”. Com a nova assinatura “Parte da Sua Casa” e o novo logotipo com cores quentes (verde e laranja), a marca quer tornar-se “líder em desejos”. O presidente da DM9DDB, Sérgio Valente, afirmou que a Consul quer agora construir a marca, em vez dos produtos. “A paixão pelo produto vai virar paixão pela marca”, disse. Os dois primeiros filmes da campanha (“Retratos” e “Fadas”) foram criados por Fabio Saboya e Augusto Moya com direção de criação de Sérgio Valente, Julio Andery, Fabio Saboya e Augusto Moya. A produtora é a Bossa Nova, com trilha da MCR.
A campanha estréia amanhã (17) na Globo, Record, RedeTV, Gazeta e Bandeirantes, com estratégia de merchandising vertical em todos os programas femininos desses canais. A Ana Maria será a ‘”consulesa” da marca transmitindo os valores de simplicidade, tradição, otimismo, inclusão e proximidade da marca. Também haverá num segundo momento veiculação da campanha em mídia impressa e internet. O caminhão da Consul é outra ação de marketing. “É uma campanha 360°”, afirmou Valente.
A Whirlpool investe R$ 130 milhões em comunicação e desenvolvimento do produto das marcas Brastemp e Consul anualmente. Neste ano a verba de publicidade da Consul aumentou 50%. A marca patrocinará este ano o Círio de Nazaré, em Belém (PA). Também estão em análise a festa Farroupilha (RS) entre outras.