Começa a operar nesta segunda-feira (5), tendo como clientes iniciais BTG Pactual e PanAmericano, a Brand You, consultoria de branding do executivo André Alves e dos publicitários Augusto Cruz Neto e Luiz Lara. Lara, sócio e presidente da Lew’LaraTBWA e presidente da Abap (Associação Brasileira de Agências de Publicidade), diz que seu papel na operação é de “sócio institucional e investidor”. “A gestão da empresa ficará com total independência e sob responsabilidade do André, que tem um grande know how na área, e do Augusto, outro líder do mercado”, diz.
Para o executivo, o mercado de branding e gestão de marca está cada vez mais complexo no que se refere ao gerenciamento de todas as interações e pontos de contato da marca com seus diferentes stakeholders em todas as plataformas de mídia. “Por isso, ter uma empresa independente como a Brand You, que irá fazer uma imersão nos valores e atributos dos clientes para juntos construirmos uma identidade em um trabalho de branding tailor made, é muito relevante”, diz. “O nosso objetivo é construir, criar e posicionar marcas, conectando pessoas muito mais pelos valores intangíveis e fundamentais nas organizações do que simplesmente pelos seus atributos racionais”.
Segundo Lara, a marca é hoje o principal ativo estratégico de uma organização, valorado em bolsa, e o branding deve permear de forma transversal todas as ações de uma empresa. “Branding não é apenas instrumento de marketing, mas sim de gestão empresarial”.
Agilidade
Com 15 anos de carreira, sendo deis deles dedicados ao setor — em empresas como a Thymus Branding e a Cauduro Associados —, André Alves diz que a proposta de valor da Brand You está baseada na agilidade, lançando uma empresa preparada para colocar em prática o branding em três ou quatro meses, contra os seis ou sete de média do mercado. “Eu estou nesta área desde 2006 e vejo que o mercado está bem acelerado, o que me deixa inquieto. A questão da marca está em alta e os clientes não conseguem esperar mais tanto tempo pela conclusão de um trabalho, pois quando ele é concluído, o cenário já mudou. Assim, nosso foco é implantar agilidade com responsabilidade”, diz.
Alves diz que a empresa não começa operar com uma metodologia própria, engessada a padrões do mercado. “Temos que construir uma metodologia adaptada à realidade atual. Além disso, estamos trazendo para nós profissionais do mercado com experiências em diversas áreas, como um excelente designer com experiência em criação de marca e identidade visual, cujo nome será revelado em breve. Também pessoas de estratégia, de criação, de web, de ativação de marca. Gente que entenda de produto, de embalagem, com espírito jovem e inovador”.
Sócio-presidente da Mood (agência que também tem participação societária de Luiz Lara), Augusto Cruz Neto — que ao longo dos últimos anos esteve por trás de negócios relevantes do mercado publicitário, entre eles o projeto de construção de marca da Devassa Bem Loura (cerveja do Grupo Schincariol) — diz que ele e Luiz Lara percebiam que existia uma demanda por maior agilidade no mercado de branding. “E agilidade é algo com qual eu convivo no dia-a-dia da Mood, do mercado publicitário. O André chegou para dar a consistência que faltava nessa parceria. Hoje (segunda) mesmo começamos a prospecção de clientes”, diz, deixando claro que a Brand You é totalmente independente de Mood e Lew’LaraTBWA. “Podemos trabalhar a quatro mãos com as agências de publicidade dos nossos futuros clientes, com toda ética”, completa.
Mercado
Alves diz que se for fazer um comparativo entre o Brasil e os mercados americano e europeu, estamos uns cinco anos atrás dentro do mercado de branding. “Não em função das consultorias, que têm um nível excelente. É mais em relação aos clientes, que deveriam entender mais sobre a importância de uma estratégia consistente para suas marcas”, esclarece. Para o executivo, as ofertas estão muito segmentadas. “Algumas consultorias entregam mais estratégias. Outras, design e efetivação. Um dos nossos diferenciais é justamente ter todas as plataformas integradas — estratégia, design, identidade visual e principalmente, que é uma grande demanda por aqui, ativação e execução”.
Tanto Alves como Neto negam que a abertura da empresa nesse momento tem relação com os três grandes eventos esportivos mundiais que o Brasil irá sediar nos próximos quatro anos, tampouco o atual cenário do entretenimento, com grandes festivais e bandas aportando no país. “Lógico que, se conquistarmos algum cliente que tenha sua marca diretamente ligada a Copa ou Olimpíada — e espero que sim — vamos potencializar sua marca nesses grandes eventos, mas não foi isso que pautou a chegada da Brand You”, explica Alves.
Neto diz que também não há metas definidas de faturamento. “Fazemos o business plan ao contrário. Vamos ver quanto custa à empresa no primeiro ano e qual o investimento feito pelos sócios (que já foi realizado). O que entrar de cliente e recursos será abatido desse montante”, explica, sem revelar quanto os três investiram na concepção do negócio.