Uma pesquisa divulgada recentemente pela Ampro (Associação de Marketing Promocional) revela crescimento do mercado de live marketing no país – mesmo diante do famigerado “apesar da crise”. O saldo positivo, segundo a entidade, está muito relacionado à sustentatbilidade dos relacionamentos com o mercado e a um trabalho muito próximo dos anunciantes.

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“As empresas vivem momentos difíceis, mas precisamos pensar que quando a crise acabar teremos de estar saudáveis para continuar nossos negócios. Por isso, um dos focos de atuação da Ampro é trabalhar as relações sustentáveis”, ressalta Wilson Ferreira Junior, presidente da Ampro.

Ele destaca ainda o bom relacionamento da entidade com a ABA (Associação Brasileira de Anunciantes): “É muito importante nosso relacionamento, pois é por meio dele que podemos estar próximo dos clientes e dividir com eles nossos conhecimentos de negócio para sustentar a cadeia de valor”.

Diretamente ligada à sustentabilidade da associação, outra área de atuação da Ampro é a catequização das novas gerações. Esse movimento é feito, essencialmente, por meio do GEA (Grupo de Estudos Acadêmicos), que atua como um hub de conhecimento dentro da entidade. “Por meio do GEA temos feito programas para que estudantes e jovens profissionais se transformem em uma força de trabalho mais qualificada, com uma visão mais madura de live marketing”, explica Ferreira.

De acordo com o executivo, esse trabalho já gera bons resultados e a tendência é melhorar. “O crescimento da área vem desde os anos 1990, um movimento histórico que vem dando resultados paulatinamente. O marketing de experiência, sem dúvida, é uma tendência: um marketing que promova sensações nas pessoas é cada vez mais importante”, diz. “Neste momento de crise, a Ampro sentiu, por meio de seus associados, que alguns segmentos do live marketing se destacaram mais que outros. A área de eventos sofreu mais do que de promoções e incentivos, por exemplo. Mas, pensando numa ótica histórica, o live marketing vem crescendo”, acrescenta.

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A presidente-executiva da ABA (Associação Brasileira de Anunciantes), Sandra Martinelli, concorda que a experiência é o que difere o live marketing de outras disciplinas. “Nos dias de hoje, experiência com uma marca tem relevância fundamental para sua conexão com os consumidores e é papel do live marketing criar experiências variadas, criativas, importantes e encantadoras. A vivência cria algo único, que fica na memória do consumidor como um estimulo positivo e especial”, ressalta.

Para a executiva, o aumento de interesse pelo live marketing é resultado de uma conta simples: mais do que vender, as marcas querem ser vistas como love brands. “A criação de experiências inesquecíveis para o consumidor tem se mostrado como uma boa estratégia para fidelizar clientes. São fundamentais na estratégia de integração das ferramentas de marketing. O live marketing representa um bom investimento para manter vendas lucrativas”, diz.