O cientista e gerente de novas tecnologias da IBM, Fábio Gandour, disse em sua palestra durante o ENA (Encontro Nacional de Anunciantes) que o consumidor será absolutamente seletivo no futuro quanto à receptividade da comunicação. “Hoje, praticamente se consegue enfiar a mensagem na cabeça das pessoas. Um exemplo de propaganda altamente intrusiva é o ‘pamonha de Piracicaba’. Mas os dias dessas pamonhas estão contados”, afirmou Gandour. Em sua apresentação com o seu avatar “Fábio do futuro”, ele cria um ambiente multimídia que exibe mensagens publicitárias. Desinteressado, o personagem automaticamente ativa os filtros de publicidade. A valorização das idéias foi outro ponto destacado pela sua apresentação, mas como se isso só fosse acontecer no futuro. A abordagem do cientista causou um certo desconforto na platéia, mas em entrevista ao propmark Gandour esclareceu que sua mensagem foi dirigida aos anunciantes. “Eu estava falando para uma cadeia tripla, que envolve anunciante, agência e veículo. Essa mensagem não foi para os publicitários. Esse é um evento da ABA (Associação Brasileira de Anunciantes), as empresas anunciam em cima do que produzem”, reforçou o cientista.
Kelly Dores e Rita Elisa Durigan
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